You are currently viewing Arraial do Cabo: paraíso fluminense

Arraial do Cabo: paraíso fluminense

Localizado na região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo é um daqueles destinos que te faz perder o fôlego! Os tons de azul e verde de suas águas fizeram com que a região recebesse o carinhoso apelido de “caribe brasileiro”.

Mas já avisamos: Arraial do Cabo é muito melhor do que o caribe! Claro, pois ele faz parte desse nosso país incrível! Ou seja, mesmo idioma, mesma moeda, além de toda a simpatia do povo fluminense e de uma gastronomia deliciosa!

Quer saber mais sobre esse destino? Então veja as dicas que separamos com carinho para vocês!

Paraíso Fluminense - Arraial do Cabo
Paraíso Fluminense

O que fazer em Arraial do Cabo?

Arraial é um destino procurado principalmente por quem quer relaxar e curtir as suas belezas naturais. E uma deliciosa forma de relaxar é mergulhando em suas águas límpidas!

O destino está entre os melhores lugares do Brasil para praticar o snorkeling graças à rica e diversificada vida marinha da região, consequência de um fenômeno chamado de ressurgência.

Águas límpidas convidam ao mergulho em Arraial do Cabo
Águas límpidas convidam ao mergulho

Outra atividade imperdível é o passeio de barco até a belíssima praia do Farol. Com duração aproximada de quatro horas, você ainda conhecerá a Gruta Azul, as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Forno.

Você poderá também praticar kitesurfe, surfe, passear de stand up paddle ou de caiaque. Já quem gosta de cultura e história, poderá conhecer o Museu oceanográfico, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, no centro histórico, de 1506.

Mas se o que você quer é descanso, então poderá passar o dia curtindo a praia, enquanto se delicia com petiscos e bebidas. Em Arraial, há várias opções de praias, todas belas e imperdíveis.

As praias principais

Fizemos um rápido resumo abaixo para você conhecer as principais:

Praia do Forno: a mais popular da região. O acesso é por uma trilha (de aproximadamente 15 min), partindo da Praia dos Anjos. O mar azul de águas calmas e a areia branca compensam a caminhada. Porém, como a faixa de areia é curta, em alta temporada ou durante os feriados, você deverá chegar cedo para garantir um bom lugar ao sol.

Praia do Forno em Arraial do Cabo
Praia do Forno

Praia do Farol: acesso somente de barco e com permanência limitada. Mas simplesmente imperdível. Apesar de gelada, a água que banha a praia é um espetáculo à parte. A beleza é tanta que a maioria das pessoas esquece o frio para aproveitar o banho de mar!

Prainhas do Pontal do Atalaia: pode-se alcança-las de táxi, uber ou barco-táxi. Se for de carro, lembre-se que há uma taxa para o estacionamento. Também com mar calmo e límpido, as praias têm boa infraestrutura, mas podem ficar muito cheias em alta temporada. Nesse caso, a dica é chegar cedo!

Praia Grande: mais urbana e mais movimentada, a praia tem 40km de extensão! Oferece muitas opções de restaurantes e um maravilhoso pôr do sol. No canto esquerdo há um calçadão com quiosques e uma pequena ciclovia.

Prainha: é a primeira que se avista ao chegar à cidade. Com águas calmas em tons verdes, menos geladas do que as irmãs, a praia convida para o banho de mar!! Além disso, tem boas opções de comida e bebida. Ótima opção!

Onde ficar?

Geralmente, quem viaja para Arraial costuma ficar também em Cabo Frio, que fica a, aproximadamente, 20min de carro, ou em Búzios, a 1h de carro.

Se resolver ficar em Arraial do Cabo, a sugestão é escolher uma pousada perto da Praia dos Anjos, local no qual se encontram restaurantes, bancos, supermercados e farmácias. Além disso, é de lá que saem os passeios de barco.

Porém, se preferir algo com um preço mais acessível, a opção é ficar no centro histórico que também tem uma ótima infraestrutura, embora seja um pouco distante das praias.

Agora, se estiver procurando por hotéis luxuosos, a sugestão é ficar em Cabo Frio e alugar um carro para se deslocar até Arraial!

Quando ir?

Se você puder, devido à grande concentração de pessoas, é sempre melhor evitar o verão e os feriados. A menos que goste do agito. Se for esse o seu caso, essa com certeza será a melhor estação!

Praia do Farol
Praia do Farol

Agora, se prefere algo mais tranquilo, a estação mais indicada é o outono, sendo o mês de abril a grande estrela, com poucas pessoas, pouca chuva e temperaturas agradáveis. A primavera também é uma boa época, mas com maior probabilidade de chuva.

Quanto ao inverno, a época é seca e com temperaturas agradáveis. Porém, a água do mar tende a ficar um pouco mais fria, o que costuma afastar os turistas.

Agora que já conhece todas as dicas, é só definir o período e deixar que a nossa equipe organize a viagem para você!

Arraial do Cabo? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno! A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!