Se você é [email protected] [email protected] de uma das bebidas mais famosas do mundo e ainda não conhece Blumenau, a capital brasileira da cerveja, está perdendo uma grande oportunidade.

Porém, saiba que não é só de cerveja que vive a cidade. Há muitas atrações e atividades interessantes mesmo para quem não aprecia a bebida.

Vamos conferir??

O que fazer em Blumenau?

Bem, falemos primeiro das cervejarias! Você pode começar as degustações na Estação Eisebahn, localizada ao lado da fábrica de mesmo nome (aberta à visitação), originária da cidade.

Lá é possível degustar todas as bebidas da marca seja como chope ou em garrafa, enquanto experimenta vários petiscos incríveis. Em alguns dias há música ao vivo!

Além da Estação, merece uma visita a Cervejaria Blumenau, que também possui um bar para degustação e compra de souvenires; a Cervejaria Container, onde também está o Container Pub, numa versão clássica inglesa; a Cervejaria Oktobier e a Wunder Bier em cujos bares pode-se degustar as cervejas da casa enquanto se observa os mestres cervejeiros trabalhando.

E como se não bastasse há ainda o Museu da Cerveja! Com entrada gratuita, é uma boa opção para entender melhor o processo e a história da famigerada bebida!

Oktoberfest

Parques

Para gastar as calorias adquiridas nas deliciosas visitas às fábricas e aos bares, você poderá passear pelos parques da cidade. O Parque Ecológico Spitzkopf é uma ótima opção.

Com cascatas, trilhas, riachos e um mirante de 936 metros de altitude, é um lugar perfeito para aproveitar a natureza.

Outra opção para boas caminhadas é o Parque das Nascentes, com nove trilhas ecológicas de vários níveis de intensidade.

No Parque São Francisco de Assis também é possível realizar caminhadas por um dos seus quatro caminhos: Caminho das Águas, Caminho do Tucano, Caminho da Cutia e Caminho do Tatu.

Já no Parque Ramiro Ruediger, além de caminhadas, você poderá curtir o pôr do sol, enquanto desfruta de um piquenique nos gramados! Imperdível!

Outras atrações

A Vila Germânica é uma típica vila alemã com ótimos restaurantes, cafés e lojas com lembrancinhas. Parada obrigatória para quem visita à cidade.

Parque Vila Germânica
Photo credit: proggy-yahoo on Visual hunt / CC BY-SA

Outra atração imperdível é a Rua XV de novembro, onde se localizam várias lojas importantes, um shopping, o relógio das flores, o Teatro Carlos Gomes e a Catedral de São Paulo Apóstolo.

Já os amantes de cultura e história poderão visitar o Museu Família Colonial dos Hábitos e Costumes e o Museu Hering, que conta toda a história da Família Hering.

Arredores

Se estiver em Blumenau e dispor de tempo, não deixe de visitar a linda Pomerode, a, aproximadamente, 30 km da capital da cerveja.

Considerada a cidade mais alemã do Brasil, ela conta com atividades culturais, ótima gastronomia, natureza exuberante e uma linda arquitetura.

Portal de Pomerode
Photo credit: Marinelson Almeida Silva on Visual hunt / CC BY

Festivais

Além do mais famoso festival de Blumenau, a Oktoberfest, que costuma ocorrer no mês de outubro, você poderá se divertir na Festitália, na Blumenau Tattoo Convention e no Festival Náutico Blumenau a Bordo.

Devido à pandemia, muitos eventos tiveram suas datas canceladas ou alteradas. Consulte a programação da cidade para conhecer os eventos disponíveis.

Onde ficar em Blumenau?

Há várias opções de hospedagens na cidade e a escolha dos bairros vai depender de seu objetivo de viagem. Se você está indo para participar dos festivais ou está viajando com amigos, a região mais indicada é próxima à Vila Germânica e ao Parque Ramiro Ruediger.

Se você está com família ou em lua de mel, uma boa opção é o centro da cidade, próximo à Rua XV de Novembro, local no qual estão concentrados algumas das melhores opções de hotéis, restaurantes e bares, além de várias atrações turísticas.

Quando ir?

O destino é perfeito para se viajar o ano todo, já que as médias de temperatura não costumam sofrer muitas variações entre as estações.

Janeiro e Fevereiro são os meses mais quentes e mais chuvosos, com médias em torno dos 24º C. Já em Junho e Julho há pouca chuva e as médias ficam na casa dos 16º C.

Quanto à alta temporada, ela acontece durante a realização da Oktoberfest e no mês de dezembro.

Blumenau? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes!

Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas.

Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!