Dona de belas paisagens, uma história muito rica, regada a monumentos suntuosos e uma arquitetura incrível, Budapeste, a capital da Hungria, ainda oferece restaurantes especializados na deliciosa gastronomia húngara, os tradicionais banhos termais e muito mais.

Dividida pelo famoso Rio Danúbio, você verá que tanto Buda, quanto Peste, os dois lados da cidade, apresentam inúmeras atrações. Para aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer, no entanto, você precisará de um par de sapatos confortáveis e bastante disposição, afinal, há muito a se fazer por lá. Quer conhecer um pouco mais de Budapeste? Vamos lá.

O que fazer em Budapeste?

Seu tour pela cidade começa ao redor do Rio Danúbio, mais precisamente em uma das mais famosas pontes da cidade, a ponte Széchenyi. Criada para ligar Buda à Peste, ela habita a lista das pontes mais famosas do mundo e, com certeza, é considerada a ponte mais famosa da capital da Hungria.

Aberta em 1849, ela leva o nome do homem que foi um dos mais importantes estadistas do país, István Széchenyi. Suas belas torres gêmeas tiram o fôlego de quem a atravessa tanto durante o dia, quanto durante a noite, quando ela fica iluminada. Esse é um ótimo local para tirar belas fotos, por isso, aproveite.

Localizado no topo de um morro, em Buda, você encontra o magnífico Castelo de Buda, um complexo imperdível, não apenas por sua beleza e imponência, mas por conta de sua rica história e importância para a capital húngara. Nele, é possível encontrar a Galeria Nacional da Hungria, a Biblioteca Nacional Széchenyi e o Museu da História de Budapeste.

Mesmo tendo passado por diversas reformas e modificações ao longo das épocas, grandes monumentos ainda continuam de pé, entre eles, a famosa Fonte Matias. Com duas entradas, para chegar até o castelo, você deve embarcar no simpático Sikló, um pequeno funicular construído em 1870, que parte do lado oeste da ponte Széchenyi.

Próximo ao Castelo de Buda, os turistas ainda encontram o templo de São Matias. Essa bela construção neogótica ficou famosa, entre outros fatos, por ter sido palco para a coroação de duas figuras importantíssimas para a história europeia: o imperador Franz Joseph da Áustria e a imperatriz Elizabeth, mais conhecida pelo nome de Sissi.

Já no centro de Peste, ergue-se uma das construções mais imponentes e importantes, não só de Budapeste, mas de toda a Hungria, a Catedral de São Estevão. Construída entre 1851 e 1905, essa basílica neoclássica, além de ser o principal templo católico do pais, ainda é lar de uma das relíquias mais importantes da nação, a mão direita mumificada daquele que foi patrono e rei do país, o próprio São Estevão.

Ainda em Peste, localizado às margens do Danúbio, está localizada uma das construções mais importantes da cidade, o Parlamento Húngaro. Esse imponente e belíssimo edifício, considerado orgulho da nação, foi construído entre 1885 e 1902.

A poucos passos do Parlamento, às margens do rio Danúbio, você ainda encontra o emocionante monumento que homenageia os judeus húngaros mortos pelos membros da milícia da Cruz de Ferro, partido que compartilhava dos mesmos ideais de Hitler, os Sapatos à beira do Danúbio.

Essas esculturas em ferro fundido, de sapatos de vários tipos, foram colocadas à beira do Danúbio para simbolizar a triste época em que adultos e crianças eram obrigados a tirar os sapatos para serem alvejados e jogados no rio em sequência. Emocionante.

Outra atração imperdível: uma casa de banho. Se você está querendo descansar, esta é uma ótima opção para relaxar o corpo e a cabeça depois de um longo dia de caminhada. Entre as mais famosas, destacamos:  Széchenyi, Gellért e Rudás.

O que comer?

Entre sopas, ensopados, carnes de caça e outros diversos pratos presentes na gastronomia húngara, todos devidamente preparados com a icônica páprica local, em Budapeste você experimenta o famoso Goulash, uma sopa típica de carne, servida como entrada.

Outro prato famoso é o Pörkölt, um ensopado de carne, comumente acompanhado por noodles, e o Töltött Káposzta, repolho recheado com carne e arroz, acompanhado de sour cream.

Prove também o Paprikás Csirke, que consiste em deliciosos pedaços de frango cozidos em um cremoso molho à base de páprica, geralmente servido com bolinhos ou massa.

No hall dos doces, você deve provar Rétes, um strüdel húngaro, recheado de maçãs ou cerejas, coberto com açúcar. Outra iguaria desse destino é o leve Gesztenyepüré, um apetitoso purê de castanhas, servido com calda doce por cima.

Onde se hospedar?

Se você viaja a Budapeste com o intuito de vivenciar a história da capital, o local perfeito para se hospedar é a região de Buda, nas colinas. Repleta de prédios históricos e vistas de tirar o fôlego, Buda pode ser acessada a pé, de ônibus ou de Sikló.

Por outro lado, se você prefere um local de relevo mais plano, opte por Peste, igualmente rica em história, porém devido ao relevo, sem uma vista tão ampla da cidade.

Quando ir à Budapeste?  

A altíssima temporada na cidade vai de julho a agosto. Nesse período, a cidade ferve de turistas (com temperaturas na faixa dos 30°C) e os preços, principalmente dos hotéis, tendem a ser mais elevados. Além disso, a ocorrência de chuvas é um pouco maior do que nos demais meses do ano.

Já no inverno, quando há a ocorrência de neve, os preços caem consideravelmente e os turistas diminuem. Nessa época, a cidade ganha vida com as celebrações do Natal!

Contudo, a meia-estação ainda é a melhor opção, se você tiver disponibilidade. Tanto na primavera, quanto no outono, o clima é mais equilibrado, os preços mais baixos do que no verão, e a cidade não estará tão cheia. Além disso, em abril, acontece o Festival da Primavera, considerado o maior evento cultural húngaro.

Budapeste? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno! A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!