Cancún é um dos principais destinos turístico do México. Localizada no belíssimo caribe mexicano, na Península de Yucatán, a cidade é procurada tanto por casais em lua de mel, quanto por solteiros e por famílias.

Isso porque há atividades para todos os gostos, em praias de areia branca cercadas por águas cristalinas.

Se você sempre sonhou em conhecer o caribe, Cancún é uma ótima opção para sua primeira viagem. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudá[email protected] nessa deliciosa aventura. Confira!

Caribe

O que fazer em Cancun?

Muitas pessoas viajam para o destino buscando somente relaxar nas cênicas praias da península. Nenhum problema se esse é o seu caso. Mas, se for, não fique [email protected] somente à praia em frente ao seu hotel.

Se puder, aproveite e conheça também a Playa Langosta (mar calmo), a Playa Tortugas (esportes radicais), a Playa Delfines (cheia de golfinhos), a Punta Cancun (com baladas e espetáculos) e a Playa Linda (mar agitado).

Playa Delfines

Agora, se, além das praias, você procura por outras atividades, opções não vão faltar. Vamos resumir abaixo as principais atrações para que você possa escolher o que preferirá fazer.

Downtown

Para começar, sugerimos um passeio pelo centro da cidade, onde você poderá entrar em contato com a autêntica vida local.

Você poderá visitar as ruínas maias de El Meco; fazer compras no shopping Plaza Las Americas, no Las Plazas Outlet e no Market 28; comer no famoso restaurante La Habichuela; conhecer os bares de rock da Avenida Yaxchilan e o divertido Parque de las Palapas.

Snorkelling

Depois de conhecer o centro, você poderá aproveitar para mergulhar com snorkel em Punta Nizuc, ao sul da península. Nessa área de recifes, você encontrará uma abundante vida marinha.

Além disso, você poderá se encantar com o Museu de Arte Subaquático e suas esculturas submersas. O museu também pode ser visitado em mergulhos com cilindro ou em barcos com fundo de vidro.

Outro lugar muito procurado para a prática de mergulho é o Xcaret Park, que oferece o snorkelling em rios subterrâneos. No parque, além do mergulho, você encontrará diversas outras atividades para se divertir durante o dia todo.

Xcaret Park

Mas não são só esses os locais para praticar mergulho. Toda a região é rica em opções, como os incríveis cenotes (poços profundos de águas cristalinas). Imperdível!

Zona hoteleira

A Zona hoteleira em Cancún, com aproximadamente 20km de extensão, é o point da cidade. Pois é nele que se localizam os principais resorts, hotéis, shoppings, restaurantes, bares e mercados.

Dentre as atrações, podemos destacar:

  • O Forum by the Sea: esse centro comercial une ótimas opções de compras a icônicos lugares de lazer. E lá que estão o Coco Bongo, o Hard Rock Café, o Señor Frogs e o Rainforest Café.
  • Luxury Avenue Shopping Mall: onde se localizam as lojas mais luxuosas da cidade como Carolina Herrera, Fendi, Bvlgari, Montblanc, Pandora, Cartier, Rolex, Ultrafemme, entre outras.
  • Shopping Plaza La Isla Cancún: além de várias lojas como Adidas, Tommy Hilfiger, Mac, Lacoste, Dufry, Puma, há um belo aquário que pode ajudar a distrair as crianças enquanto você faz suas compras.
  • Museu Maia: possui um acervo de coleções arqueológicas da cultura maia do país, incluindo as peças mais relevantes do estado de Quintana Roo e uma seleção de peças emblemáticas de locais como Palenque, Chichén Itzá e Comalcalco.
  • Zona Arqueológica de San Miguelito: por meio do museu você pode visitar esse interessante sitio do período pós-clássico (de 1200 dC a 1550 dC). Você também pode aproveitar e visitar o sitio arqueológico de El Rey (complexo de templos com mais de 1000 anos de construção), localizado a cerca de 1,5km de San Miguelito.
Shopping Plaza La Isla

Arredores

  • Isla Mujeres: a poucos km de Cancún, com belas praias de águas calmas, a ilha oferece atividades interessantes. Você pode: simplesmente relaxar curtindo a natureza ao seu redor; conhecer o Museu Subaquático de Arte; curtir o Garrafon Park (que oferece piscinas, caiaques, snorkel e um tirolesa) e ainda conhecer o Mercado Municipal. Além de várias opções de bares e restaurantes.
  • Chichén Itzá: conhecer as misteriosas ruínas maias, daquela que já foi a capital dessa incrível civilização é um passeio imperdível. Nesse sitio arqueológico considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno você encontrará, entre outras coisas, a famosa Pirâmide de Kulkucán, de 26 metros de altura.
Chichén Itzá
  • Tulum: na belíssima praia de Tulum está também as ruínas de uma cidade portuária da civilização maia. Nessa área você encontrará ainda os maravilhosos cenotes, que são perfeitos para o mergulho. Além disso, poderá se divertir no parque Xel-Há, repleto de atividades de ecoturismo.
Tulum
  • Playa del Carmen: a aproximadamente, uma hora de carro de Cancún, a cidade é muito procurada por sua tranquilidade. Com seu mar calmo de águas transparentes é perfeita para quem adora curtir a praia e praticar mergulho.
  • Mas não é só isso. Se você gosta de compras, pode aproveitar as ótimas lojas da Quinta Avenida; pode conhecer o Parque dos fundadores ou mergulhar nos maravilhosos arrecifes de Cozumel, ilha que fica em frente à praia da cidade.

Onde ficar?

Se essa é a sua primeira viagem para Cancún, o melhor lugar para se hospedar é na Zona hoteleira, pois é lá que se localizam as principais atrações. Contudo, essa área é muita extensa e você verá que há inúmeras opções dentro dela.

O primeiro ponto a ser considerado é que existem ônibus que rodam em toda essa área e que são muito utilizados pelos turistas. Sendo assim, não se preocupe se não ficar exatamente no centro das atividades.

Portanto, o que você realmente deverá considerar é o tipo de viagem que deseja fazer. Se a sua intenção é ficar pouco tempo no hotel, curtindo todas as atividades que a região tem para oferecer, não valerá a pena ficar em um grande resort all inclusive.

Resort

Porém, se você está em lua de mel, ou com crianças pequenas, ou está buscando pela tranquilidade das praias, e não tem interesse em realizar muitas atividades, então um resort pode ser a pedida ideal.

Quando ir?

Com exceção da temporada de furacões que vai de agosto a novembro, quando a visita a alguns destinos do caribe não é muito indicada, você poderá visitar a região durante o resto do ano todo.

O mar tem temperatura média anual em torno de 27,8 °C, o que o torna bastante agradável. Quanto ao clima, a média de temperatura mais baixa fica para o mês de janeiro (em torno de 22° C) e a mais alta para agosto (27,7 °C).

Lembrando que, geralmente, entre a primeira semana de março até a terceira de abril acontecem as famosas férias da primavera, as Spring Breaks.

Nesse período, Cancún fica lotado de jovens e de baladas. O que pode ser perfeito se você vai viajar [email protected] ou com [email protected]

Porém, se estiver buscando por tranquilidade, é uma época que você deve evitar.

Dicas Gerais

  • Moeda: a moeda oficial da cidade é o peso mexicano. Contudo, o dólar americano é aceito na maioria dos lugares.
  • Visto: brasileiros que viajam ao México a turismo ou a negócios, por até 180 dias, não precisam de visto. Contudo, será solicitado que apresentem: passagem aérea de ida e volta, cópia de voucher do hotel, comprovante de capacidade financeira para custear sua permanência no país como cartão de crédito e dinheiro em espécie.
  • Também é recomendável que o passaporte tenha, pelo menos, seis meses de validade.
  • Carteira de vacinação: não é exigida qualquer vacina de brasileiros para ingressar no país.
  • Lembrando ainda que a cidade recebeu o selo Safe Travel, desenvolvido pelo WTTC (World Travel e Tourism Council) para certificar os países que adotaram uma série de protocolos de higiene e segurança para proteger funcionários e visitantes de destinos turísticos da contaminação pelo Covid-19.

Cancún? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes!

Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!