Turistas vêm ao Brasil de todas as partes do mundo para conhecer o nosso Carnaval. O que pouca gente sabe, é que, apesar de ser um dos mais famosos do planeta, o nosso país não é o único a comemorar essa data. Muitos outros países também comemoram suas próprias versões dessa festa tão querida.

Se você já conhece as festas de Carnaval ao redor do Brasil e quer expandir seus horizontes, não deixe de conferir esse post. Saiba quais são os países que também comemoram esse feriado e como eles são comemorados por esse mundão a fora.

1 – México

Muito semelhante à brasileira, a folia na cidade de Mazatlan, no México, envolve pessoas fantasiadas e muita festa. As fantasias, como aqui, são as mais variadas, indo de paródias de pessoas famosas a roupas do sexo oposto.

Contando com uma das maiores festas do mundo, o carnaval mexicano é praticamente idêntico ao brasileiro, porém, o tradicional samba dá lugar às canções locais, também bastante envolventes e dançantes. Carnaval sem samba? Diferente.

2 – Aruba

Em Aruba também existem os famosos desfiles de carnaval em carros alegóricos (tudo muito luxuoso)! Mas não é só isso: são cerca de 30 eventos, distribuídos durante todo o mês, voltados para a comemoração da importante data. O destaque vai para o Aruba’s Grand Lighting Parade, um desfile noturno marcado por pessoas fantasiadas com roupas brilhantes, que ilumina a cidade inteira.

3 – Equador

Herança indígena, o Carnaval no Equador, assim como no Brasil, é regado a muita música, festa e, é claro, carros alegóricos. Porém, o que mais difere essa festa da nossa é um costume típico da região e que não está presente aqui: o ato de cortejar outro integrante da festa com frutas e flores. Romântico, não?

4 – Canadá

Para quem acha que Carnaval só é legal no calor do hemisfério sul, eu tenho uma ótima noticia para dar: frio também combina com festa. Em Quebec, o Carnaval acontece abaixo de zero. Assim como no Brasil, essa data é comemorada, no Canadá, com muitos shows, desfiles e queimas de fogos. A diferença está em um costume um tanto peculiar: mergulhar na neve com roupas de banho. Essa é para quem não tem medo do frio!

5 – Veneza

Quem nunca ouviu falar no exuberante Carnaval de Veneza? Com fantasias mais tradicionais e, é claro, as famosas máscaras confeccionadas por artesãos da cidade, essa festa se difere bastante da nossa, com exceção de um personagem bastante conhecido pelos brasileiros: o Rei Momo.

6 – Suíça

Comemorado na cidade de Basileia, o Carnaval suíço é considerado a maior festa protestante do mundo. Tendo o ritual “Morgestraich” como ponto de partida, a festa se inicia às 4h da manhã da segunda-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas.

Durante o ritual, as luzes da cidade são todas apagadas e os cidadãos saem às ruas mascarados com uma lanterna na mão, tocando flautas e tambores.

7 – Colômbia

Declarado como uma Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela Unesco, o Carnaval que ocorre na cidade de Barranquilla tem mais de 200 anos de idade. Misturando antigas culturas locais, compostas por indígenas, escravos e católicos europeus, a carros alegóricos e muita dança, essa festa colombiana só poderia ter um resultado inesquecível.

E você? Conhece algum outro destino no qual o Carnaval também é bastante conhecido? Conte aqui pra gente!

Carnaval? #VaideMobai

Conte conosco para maximizar o aproveitamento de sua próxima viagem, entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores [clique aqui] para agendar sua visita! A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!