You are currently viewing Cartagena e San Andrés: o caribe colombiano

Cartagena e San Andrés: o caribe colombiano

Considerados os principais destinos turísticos da Colômbia, Cartagena e San Andrés fazem parte do caribe colombiano.

Mas, enquanto em Cartagena, as principais atrações são a cultura e as suas construções históricas, em San Andrés, o destaque é o belíssimo mar caribenho.  De forma que um destino acaba por completar o outro.

E talvez seja por isso, que a maioria das pessoas que visitam um, sempre acabam visitando o outro na mesma viagem.

La plaza de Santa Teresa, Cartagena

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudá-los a planejar a sua próxima aventura! Confira!

O que fazer?

As duas cidades oferecem várias opções de lazer e entretenimento. Vamos tentar listar aqui as principais atrações; aquelas que você não pode perder.

Cartagena

A cidade amuralhada é o coração de Cartagena, onde estão localizados o seu centro histórico e a maioria das atrações.

Muralhas

Conheça a Plaza de los coches. Localizada junto ao portal de entrada principal, conhecido como La Puerta del Reloj, onde está a Torre del Reloj. Depois vá até o Palácio de la inquisición, na Plaza Bolívar, um dos símbolos da cidade.

Na sequência, conheça a Catedral de Cartagena e o Palácio de Gobierno. Aproveite também e visite a Iglesia y Monasterio San Pedro Claver. Por sua solidez e valor estético, arquitetonicamente é a igreja mais importante da cidade.

Outras duas atrações que merecem atenção são: a Plaza de La Aduana, onde você encontrará um Hardy Rock Café; e a Plaza de Las Bóvedas, que possui uma galeria comercial, com lojas de esmeraldas, roupas, artesanato, souvenires turísticos e casas de câmbio.

Plaza de los Coches Cartagena
Plaza de los Coches

Já na Plaza De San Diego você encontrará bons restaurantes e bares ao redor. Pode ser menos movimentada do que as demais, acaba se tornando um bom lugar para uma refeição se estiver na cidade em alta temporada.

E, por último, mas não menos importante, estão as muralhas em si. Patrimônio Histórico da Humanidade, segundo a UNESCO, possuem uma extensão de 11km. A sugestão é um passeio por elas ao final da tarde, para aproveitar a vista e o lindo pôr do sol.

Fora da muralha, vale a pena conhecer o imponente Castelo de San Felipe de Barajas e o Parque de La Marina, fruto do aterramento de uma grande praia.

San Andrés

Em San Andrés, como já dissemos, o mar caribenho é a principal atração. Com suas águas límpidas e de várias tonalidades entre o azul e o verde, é perfeita para a prática de snorkelling e mergulho.

Mar San Andrés
San Andrés

Dentre as principais praias, estão a Spratt Bight, localizada no centro da cidade, com ótima infraestrutura.  E a de San Luís, com um mar de águas quentes e paradas, e com várias opções de barracas que servem petiscos e bebidas.

Em frente à praia de San Luís está a Rocky Cay. Uma pequena ilha com coqueiros que pode ser alcançada com uma caminhada de uns 20min dentro da água (melhor na maré baixa).

Lindas Praias

Além das praias, existem vários passeios interessantes para você aproveitar enquanto estiver lá. São eles:

  • Mergulhos em La Piscinita e West View;
  • Passeio pela ilha Johnny Cay, onde você terá contato com alguns animais locais como a iguanas e os lagartos azuis. Geralmente, a ilha é visitada em conjunto com El Acuario (pequena ilha com águas tranquilas e cristalinas);
  • Tour Mantarraya: passeio para conhecer as famosas arraias;
  • Aquanautas: caminhada no fundo do mar com capacetes (escafandro), para você poder observar e fotografar os ecossistemas marinhos a uma profundidade máxima de 10m.

Você também poderá passear de caiaque, praticar parasailing, andar de catamarã, e até passear num submarino.

Opções não vão faltar! É só você escolher do que mais gosta e aproveitar.

San Andrés e Providencia
San Andrés e Providencia

Onde ficar?

Em Cartagena, o lugar mais procurado para se hospedar é no centro histórico, para ficar próxim@ às principais atrações.

Contudo, se quiser economizar, o bairro de alto padrão Bocagrande, a aproximadamente, quinze minutos de carro da cidade amuralhada pode ser uma boa opção.

Muitas pessoas também se hospedam no bairro Getsemaní, ao lado das muralhas. Porém, esse é um bairro mais simples e, nesse caso, é mais aconselhável ficar hospedado nos hotéis localizados próximos à Praça da Santíssima Trindade.

Cartagena

Já em San Andrés a região central da ilha é a mais indicada devido a infraestrutura. Você terá várias opções de hospedagem: desde resorts all inclusives até hostels, dependendo do quanto quiser gastar e do tipo de viagem que quiser fazer.

Quando ir a Cartagena e San Andrés?

As temperaturas médias nos dois destinos variam pouco durante o ano. De forma que o principal fator para a escolha do período é a presença ou não de chuvas.

Sendo assim, a melhor época para visitar os dois destinos é entre os meses de dezembro e abril, quando a possibilidade de chuva é muita baixa. Maio também é uma boa opção.

Já a partir de julho, aumentam as chances de precipitações, sendo outubro o pior mês.

Dicas Gerais

  • Moeda: a moeda aceita é o peso colombiano. Cuidado, pois os dólares americanos não são aceitos em todos os lugares.
  • Visto: turistas brasileiros que viajam ao país não precisam de visto se a permanência for de até 90 dias.
  • Em San Andrés, os turistas estrangeiros precisam comprar um cartão turístico, que pode ser obtido por meio da companhia aérea com a qual está viajando ou no aeroporto de San Andrés, após a sua chegada.

Cartagena e San Andrés? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes!

Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!