Florianópolis: férias na Ilha da Magia

Florianópolis: férias na Ilha da Magia

Um dos melhores e mais procurados destinos brasileiros, tanto por nativos, quanto por estrangeiros, é Florianópolis. Conhecida também como Floripa, ou como Ilha da Magia, ela encanta por sua enorme variedade de praias e atrações que agradam a gregos e a troianos.

Ilha do Campeche – SC
Photo credit: Rodrigo_Soldon on VisualHunt / CC BY

Floripa foi uma cidade que cresceu em meio à natureza, por isso, oferece lindas paisagens naturais e, em contraponto, diversas atrações cosmopolitas.

Local perfeito para você passar férias inesquecíveis ao lado da família, ou de amigos. Aproveite e conheça um pouco mais desse destino mágico a seguir.

O que fazer em Florianópolis?

A capital de Santa Catarina reúne um conjunto invejável de praias. Independentemente dos seus gostos, pode ter certeza de que Floripa tem a praia certa para você. Separamos abaixo as principais para ajudá-los.

Jurerê

Conhecida mundialmente, Jurerê é a praia mais famosa da capital. Seus beach clubs dividem o espaço com famílias de diversas partes do mundo que vão à praia passar um dia agradável, curtindo o mar.

Além disso, possui uma ótima estrutura para atender seus visitantes, e uma areia clara com um mar bem calmo, ótimo para crianças e idosos.

Forte São José da Ponta Grossa, em Jurerê

Joaquina

Considerada uma das melhores praias de Florianópolis, Joaquina é bem conhecida por surfistas ao redor do mundo.

De um lado temos ondas fortes e outro mar calmo, que juntos transformam Joaquina na praia ideal.

O local é também frequentemente utilizado para sediar campeonatos de surf, por isso, entretenimento é o que não falta.  

Campeche

Outra praias famosa de Florianópolis é a extensa Campeche. Bem eclética, atende a um grande número de pessoas com os mais diversos gostos.

Por conta da sua extensão, Campeche acaba distribuindo bem seu número de visitantes ao longo da orla. Com um longo trecho de areia, ela é uma ótima praia para quem gosta de caminhar, ou praticar esportes como o kitesurf e o stand up paddle.

Praia Mole

Se você procura por uma praia com ondas fortes e areia grossa, a Mole é o seu tipo de praia. Uma ótima alternativa para quem pratica surf, a Praia Mole fica em mar aberto, o que ajuda na formação de ondas grandes.

Ao longo de sua orla, você encontra barracas e vendedores ambulantes para te dar suporte ao longo do dia. Muito conhecida pelos jovens, esta praia é um dos mais famosos points LGBT+ da região.

Outras atrações

Além das praias, Florianópolis conta com outras diversas atrações interessantes para se conhecer. Uma delas é a Lagoa da Conceição, um ótimo lugar para passar um dia agradável na cidade.

Localizada em uma área central da ilha, cercada por morros verdes, a lagoa é um dos cartões postais mais lindos de Floripa. Perfeita para quem está viajando com a família, o que não falta por lá são atividades recreativas, entre elas, os passeios de caiaque e pedalinho.

Floripa

Tomar um sol sobre o gramado que fica em sua orla também é uma ótima maneira para relaxar. Seu entorno é formado principalmente por restaurantes, o que facilita muito se você quiser passar um dia todo sem preocupações.

Outro local fantástico para passar a tarde é o Mercado Público de Florianópolis. Por lá você encontra uma enorme variedade de produtos, que vão desde peixes frescos e frutos-do-mar, até carnes e vegetais.

Além disso, o Mercado ainda possui uma grande variedade de barzinhos, e no final de semana, o local se enche de música. Quando estiver por lá, não deixe de experimentar o pastel de camarão, um dos mais famosos e gostosos servidos por lá.

Agora, se você procura um ponto perfeito para fotos, não deixe de dar uma passadinha pela imponente Ponte Hercílio Luz. Inaugurada em 1926 como um ponto de ligação entre a ilha e o continente, a ponte é um dos principais patrimônios de Florianópolis.

Durante a noite, ela ainda recebe uma iluminação de tirar o fôlego. Vale a pena dar uma passadinha.

Onde comer em Floripa?

Se você é dessas pessoas que não dispensam um bom prato composto por peixes e frutos do mar, você escolheu a Ilha da Magia certa para passar as férias.

Enquanto estiver na cidade, a dica é aproveitar ao máximo a grande variedade de frutos do mar que ela dispõe. Dois pratos imperdíveis para quem vai à Floripa e quer degustar um pouco da sua gastronomia típica é o peixe frito ao molho de camarões e a moqueca de peixe com camarões.

Peixe Frito

Outra iguaria imperdível que você encontra espalhada por todos os quiosques e restaurantes da ilha é o pastel de camarão.

Os melhores podem ser encontrados no Mercado Público de Florianópolis, onde você poderá degusta-los acompanhados de uma cerveja bem gelada e boa música.

Onde se hospedar?

Engana-se quem imagina que Florianópolis seja uma cidade pequena. Por ter uma área de aproximadamente 670 km² ao todo, tanto de ilha, quanto de continente, a dica é escolher uma região que seja próxima aos seus interesses para as férias. Isso facilitará seu deslocamento e evitará possíveis transtornos.

Destacam-se três regiões para se hospedar em Floripa. Na região norte localiza-se, entre outras, a praia de Jurerê. Na região central, você fica em uma localização estratégica, caso você queira visitar mais de uma praia.

Além disso, por lá localizam-se outras diversas atrações, como por exemplo o Mercado Público de Florianópolis. Por último, você pode escolher se hospedar na região sul, onde está localizada a Praia do Campeche e diversas outras.

O segredo para não se preocupar com o deslocamento em Floripa é se hospedar próximo da praia onde você irá passar a maior parte do seu tempo. Caso você decida conhecer um pouco mais da cidade, o ideal é alugar um carro.

Quando ir a Florianópolis?

A Ilha da Magia é linda durante o ano todo, por isso, antes de comprar suas passagens e reservar o hotel, saiba quais são seus objetivos nestas férias.

Se você não abre mão de entrar no mar, a época ideal para viajar para Florianópolis é durante o verão. Durante o inverno, a água do mar é um tanto fria, para quem não está acostumado, mas isso não quer dizer que você não possa aproveitar.

Cidade à noite

Se você prefere evitar as altas estações, uma alternativa é visitar a cidade entre os meses de fevereiro, março e abril, quando os turistas já estão deixando a região, mas a água do mar ainda é agradável.

Florianópolis? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!