Quem planeja conhecer a Bahia, não pode deixar de desbravar um dos mais famosos destinos do estado, a bela Itacaré. Cercada por uma extensa cadeia de montanhas, cobertas por uma exuberante vegetação de Mata Atlântica, a cidade entretém seus turistas com diversas atrações naturais, entre elas as deliciosas cachoeiras e os sinuosos rios, além, é claro, das belas praias urbanas e rurais.

Créditos: Camila Casula

Se você é dessas pessoas que adoram um destino voltado para o ecoturismo, Itacaré não pode ficar fora da sua lista. Quer conhecer um pouco sobre o destino? Então curta as dicas do nosso post de hoje.

O que fazer em Itacaré?

Enquanto estiver pela cidade, não deixe de conhecer suas belíssimas praias, tanto as urbanas, mais próximas ao centro de Itacaré, quanto as rurais, mais distantes e de difícil acesso.

Entre as praias urbanas mais famosas, se destacam-se a Praia do Resende, Praia da Tiririca, Praia do Costa e Praia da Ribeira. Todas elas estão localizadas no Caminho das Praias.

Créditos: Camila Casula

Fora do Caminho das Praias, você ainda encontra a Praia do Concha, uma das mais famosas (e cheias) da cidade e a Praia da Coroinha, a única em Itacaré não apropriada para o banho. Apesar disso, não exclua passeios pela orla da sua lista. A paisagem ao final da tarde é de tirar o fôlego.

Mesmo estando mais distantes do centro da cidade, as praias rurais não apresentam muitas dificuldades para serem alcançadas. Entre as mais proeminentes, você encontra, a Praia da Engenhoca, Havaizinho e Praia
Gamboa. Para chegar até lá, você deve passar pela deslumbrante Trilha das Quatro Praias.

Esta trilha, também dá acesso à Praia de Jeribucaçu, com sua estrutura simples e com o refrescante rio de água doce que flui para o mar, e à Praia do Arruda, ótima para quem curte piscinas naturais e barreiras de corais.

Se você tiver pique para mais uma trilha, não deixe de passear pela Trilha da Prainha, que após 40 minutos de caminhada desemboca nas simpáticas Prainhas e Praia de São José. Entre as Praias Coroinha e Concha, é possível chegar até a Ponta do Xaréu, o melhor ponto da cidade para aproveitar um deslumbrante pôr do sol.

Créditos: Camila Casula

Já para os amantes de cachoeiras, Itacaré é um prato cheio: visite a famosa Cachoeira do Tijuípe, a Cachoeira da Usina, a Cachoeira do Cleandro e a Cachoeira Bom Sossego.

Itacaré também é o destino perfeito para quem gosta de altas emoções. O rafting e o surf são bem populares na região.

Outra dica bacana é conhecer a Rua da Pituba. Queridinha entre os forasteiros, ela é famosa pela grande quantidade de lojas, bares e restaurantes para todos os gostos!

Onde comer ?

Itacaré é uma cidade baiana, por isso, a gastronomia é bem característica. Entre os diversos pratos protagonizados pelos frutos do mar e o azeite de dendê, como as moquecas e os bobós, misturam-se também a culinária de diversas partes do Brasil e do mundo.

Créditos: Camila Casula

Existem vários restaurantes incríveis na região. Indicamos o Jiló para um almoço com uma bela vista para a praia; o animado Mar e Mel, para um jantar ao som de um delicioso forró; e a Cabana Ariramba para quem vai passar o dia na praia!

Onde se hospedar?

Itacaré apresenta uma grande quantidade de ótimos locais para se hospedar. Tudo vai depender do objetivo da sua viagem. Se você pretende relaxar, uma excelente alternativa são os resorts mais afastados do centro, com praias mais exclusivas.

Agora, se a ideia é curtir também a noite, o ideal é se hospedar no centro, nos arredores da rua Pituba!

Quando ir a Itacaré?

O clima em Itacaré é predominantemente quente e ensolarado, com chuvas esparsas bem divididas ao longo dos meses.

Créditos: Camila Casula

De dezembro até o período do Carnaval, Itacaré recebe uma grande quantidade de turistas. Se você tem preferência por uma Itacaré mais tranquila, procure fugir do verão e de feriados prolongados.

A maré também é um fator a ser observado, tendo em vista que, durante a sua fase alta, ela avança pela praia e costuma cobrir a faixa de areia. Por isso, atenção!

Itacaré? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno! A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!