Se você ainda não conhece a bela capital da Paraíba, saiba que está perdendo uma grande oportunidade. João Pessoa une belezas naturais, um clima de tranquilidade, uma deliciosa gastronomia, construções históricas à toda infraestrutura que uma capital pode oferecer.

Várias opções para a prática do mergulho

Além disso, nas praias você poderá praticar várias atividades como mergulho, canoagem e stand-up paddle.

E para ajudá[email protected] a conhecer melhor esse destino tão especial, separamos algumas dicas. Aproveitem!

O que fazer em João Pessoa?

São inúmeras as atrações que Jampa (apelido carinhoso que os moradores deram para a cidade) tem para oferecer. Por isso, vamos resumir abaixo as principais.

Primeiramente, vamos listar as atrações que ficam em João Pessoa. E, qual a melhor forma de começar, se não falando das belas praias que banham a capital?

Lembrando que, graças à legislação da cidade, os prédios na orla não podem ultrapassar quatro andares (existem poucas exceções), o que garante o sol durante todo o dia.

Praias

  • Tambaú: a mais procurada da capital. Devido a sua extensão, em um dado momento, ela se transforma em Cabo Branco. Considerada uma das melhores praias da capital, é também onde se localizam a maioria dos hotéis. Sem ondas fortes, tem uma ótima infraestrutura.
  • Outra atração nessa praia são as piscinas naturais de Picãozinho, formadas na maré baixa. Como a procura é grande, há limite de visitações. Portanto, se pretende visita-las é sempre bom comprar seu ingresso com antecedência.
  • Manaíra: com uma ótima infraestrutura e um amplo calçadão na orla, é perfeita para caminhadas e para passeios de bicicleta. O mar é calmo, mas a faixa de areia é estreita. De forma que na maré alta, sobram poucos trechos disponíveis.
  • Bessa: também chamada de Caribessa, pela tonalidade de suas águas, é uma praia tranquila, localizada num bairro residencial, com uma grande faixa de areia e mar com poucas ondas. Antigamente era mais frequentada pelos moradores locais. Mas, devido à sua beleza e aos preços mais atrativos, a procura por essa praia vem crescendo por parte dos turistas.
  • Ponta do Seixas: famosa por ser o ponto oriental mais extremo das Américas, é palco de 22 belíssimas piscinas naturais. Apresenta pouca infraestrutura e fica distante da maioria dos hotéis. Portanto, geralmente é visitada por meio de passeios ou por quem está com carro. Próximo à praia está localizado também o Aquário Paraíba.
Ponta do Seixas
Photo credit: Marinelson Almeida Silva on Visualhunt.com / CC BY

Outras atrações

Para além das praias, você encontrará outras atrações interessantes na capital.

  • Centro Cultural de São Francisco: o centro histórico de Jampa apresenta uma das igrejas mais antigas e tradicionais da cidade. Nessa igreja funcionam um espaço cultural e um museu de artes sacras.
Centro Cultural de São Francisco
  • Estação Cabo Branco: projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, é complexo voltado para a cultura, arte, ciência e tecnologia. No seu acervo permanente há esculturas do artista plástico Abelardo da Hora, Eulâmpio Neto e Sidney Azevedo. Localizada no bairro Altiplano Cabo Branco.
Estação Cabo Branco
  • Mercado de artesanato paraibano: com mais de 120 lojas, é o lugar perfeito para prestigiar o artesanato da região e adquirir ótimos produtos típicos, além das famosas lembrancinhas para a família e amigos. Perto da orla de Tambaú.

Arredores

  • Cabedelo: cidade vizinha à capital, é muito procurada pela praia fluvial de Jacaré, onde os turistas e moradores locais assistem ao pôr do sol ao som do sax do artista Jurandy. Mas, essa não é a única atração: você poderá visitar lindas praias como a Camboinhas (com a Ilha de Areia Vermelha) e a fortaleza de Santa Catarina (centro cultural).
Pôr do sol em Jacaré
  • Conde: nessa cidade fica a famosa praia naturalista de Tambaba. Dividida em duas partes, a praia tem uma parte reservada aos banhistas e outra para os naturalistas (sem roupas). Além dela há também a praia de Coqueirinho (bastante procurada), e a praia Tabatinga, onde o rio quase se encontra com o mar.
Praia de Coqueirinho

Onde ficar?

Há várias opções de hospedagens em João Pessoa e nas cidades vizinhas. Porém, a mais procurada é a região de Tambaú e Cabo Branco. Lugar de onde saem a maior parte dos passeios e que possui a melhor infraestrutura.

Contudo, se a sua intenção é explorar bem a região, a dica é alugar um carro. Dessa forma, você ganha mais liberdade na escolha do hotel e fica menos depende dos passeios.

Quando ir?

A época mais procurada é a da seca, que fica entre os meses de setembro a janeiro. Ou seja, primavera e verão. Março e agosto são considerados meses de transição, de forma que poderá chover, mas não muito.

Já de abril a julho as chances de chover são muito grandes, com o índice de precipitação chegando a 320 mm em junho.

Quanto à temperatura, em Jampa o mês mais frio é agosto com temperaturas mínimas na faixa de 19° C!

Lembrando que o mar fica com essa tonalidade de caribe geralmente entre os meses de dezembro a março!

João Pessoa? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes!

Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!