Viajar para Lisboa é como viajar de volta à casa de nossos pais, ou seja, é conhecer onde tudo começou. Nossa história como país e como cidadãos, quer nós queiramos ou não, está interligada à história de Portugal, já que há 130 anos atrás, ainda éramos parte desta, que foi considerada uma das mais poderosas nações mundiais. Éramos apenas a sua colônia, verdade, mas ainda assim herdamos muitas de suas características culturais. E é por isso que nos sentimos tão em casa quando visitamos Lisboa. O que você acha de conhecer um pouco mais dessa maravilhosa cidade? Vamos lá?

O que fazer em Lisboa?

De uns tempos para cá, Portugal tem sido destino bastante procurado por nós brasileiros. Seja por sua hospitalidade, por sua imensa carga cultural ou, sim, pela sua deliciosa gastronomia. Entre as cidades mais procuradas pelos turistas está a capital deste belo país, Lisboa. O legal dessa cidade é que ela possui regiões bem delimitadas. Se você não quiser perder nenhuma das atrações espalhadas por Lisboa, a dica é “dividir e conquistar”. Para conhecer melhor a cidade, basta separá-la por regiões.

Cidade Baixa, Chiado e Bairro Alto

Nas regiões da Cidade Baixa, Chiado e Bairro Alto, você encontra atrações como o Elevador de Santa Justa, a Praça Dom Pedro IV, a Praça do Comércio e o Convento do Carmo.

Criado para facilitar a circulação entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta, ou Carmo, o Elevador de Santa Justa ficou conhecido como um dos mais charmosos elevadores públicos da história. Com 45 metros de altura, todo em ferro fundido e com detalhes em filigrana, o Elevador de Santa Justa é atração obrigatória para quem vai a Lisboa.

Reconhecido em 2002 como Monumento Nacional, este elevador proporciona uma lenta e magnífica viagem, permitindo ainda o acesso ao Miradouro de Santa Justa, terraço onde você poderá apreciar a belíssima vista de toda a Baixada Lisboeta, além do grande Castelo de São Jorge.

A poucos metros do elevador, localizado na parte alta da cidade, você ainda pode conhecer o local que um dia foi conhecido como Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, ou simplesmente Convento do Carmo, que hoje dá lugar ao grande Museu Arqueológico do Carmo.

Severamente danificado durante o terremoto de 1755, o local começou a ser reerguido durante o reinado da D. Maria I. Infelizmente, a falta de dinheiro, na época, impediu que o convento fosse totalmente reformado. Hoje, o local funciona como museu e expõe um incrível acervo, composto por túmulos medievais, múmias pré-colombianas, esculturas, peças romanas e muito mais.

Outra atração que não pode faltar em sua lista, enquanto estiver passeando por Lisboa, é a belíssima Praça Dom Pedro IV, também conhecida como Rossio, localizada no centro de Lisboa. Toda pavimentada em pedra portuguesa, em seu centro encontram-se duas fontes barrocas e um enorme pedestal que a estátua de Dom Pedro.

De frente para o local, você ainda conhece o Teatro Nacional Dona Maria II, um belo prédio no estilo neoclássico inaugurado em 1846 para comemorar seu aniversário de 27 anos.

De frente para o Rio Tejo, você conhece a maior praça de Lisboa, a Praça do Comércio, local onde se davam as boas vindas àqueles que desembarcavam após uma viagem de barco. Também conhecida como Terreiro do Paço, a praça se tornou um grande ponto de encontro em Lisboa. É lá que você também encontra a bela estátua de D. José I e o Arco da Vitória, que faz ligação com a rua Augusta.

No bairro do Chiado, você ainda conhece um dos cafés mais famosos de Lisboa, o A Brasileira. Inaugurado em 1905, seu interior esbanja a elegância da decoração em Art Deco. Logo na entrada, os visitantes brasileiros se deparam com um velho conhecido, a estátua do famoso escritor Fernando Pessoa.

Bairro do Alfama

Outra região que você precisa conhecer, enquanto estiver em Lisboa, é o bairro do Alfama, onde está localizado o famoso Castelo de São Jorge. Este fantástico bairro possui ruelas deliciosas para explorar. Em meio às roupas penduradas nas janelas e o cheiro de comida boa, você se transporta para um cenário cinematográfico, ideal para fotos.

Enquanto estiver pela região, aproveite para visitar o Castelo de São Jorge, uma das atrações mais visitadas de Lisboa. Construída no século XI, esta fortaleza fica situada em uma das colinas mais altas da cidade, de onde você pode vislumbrar a capital e o rio Tejo. Por isso, câmera em mãos, porque a vista é de tirar o fôlego.

Considerado o último reduto de defesa das elites que viviam na cidadela, o castelo é formado por diversas muralhas, escadas e torres abertas ao público. Entre as torres mais interessantes de se visitar estão a Torre de Menagem, a Torre do Paço e a Torre da Cisterna. Prepare seu fôlego, porque enquanto estiver no Castelo de São Jorge, você vai andar bastante.

Lisboa é bastante conhecida por suas belas igrejas. Também no bairro do Alfama, você conhece a Igreja de Santa Engrácia, ou Panteão Nacional. Este templo barroco, fundado em 1568, impressiona por sua beleza e imponência, garantindo também uma vista magnífica do rio Tejo. Além de sua cúpula pode ser vista de diversas partes da cidade, sua planta é octogonal e abriga os túmulos de diversas personalidades locais, como a cantora de fado Amália Rodrigues e a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.

Aproveite que você está pelo bairro e não deixe de dar uma passada em uma das mais antigas estruturas da cidade, a Igreja de Santa Maria Maior, a principal igreja de Lisboa. Erguida em 1150, ela é conhecida pela mistura de estilos arquitetônicos. Não se preocupe. É fácil reconhecê-la pela sua fachada, composta por duas grandes torres e um magnífico vitral de rosácea.

Você não pode dizer que foi à Lisboa se não ouvir o famoso fado. O fado nada mais é do que um estilo musical típico da região, no qual uma pessoa canta músicas românticas ou melancólicas acompanhada de uma guitarra portuguesa. Este estilo é tão famoso no País, que a cidade tem um museu apenas para homenageá-lo, o Museu do Fado, localizado no bairro do Alfama. Lá, você conhece um pouco mais de sua história, bem como seus principais intérpretes, além, é claro, de poder ver de perto inúmeros instrumentos musicais.

O ponto alto da visita ocorre durante a noite, que é quando os visitantes podem apreciar uma deliciosa apresentação de fado no local.

Belém

Considerado um dos bairros mais importantes de Lisboa, é em Belém que você encontra a principal atração da cidade, a imponente Torre de Belém, símbolo de Lisboa. Construída no século XVI às margens do rio Tejo, a torre construída pelo rei Manoel I tinha como principal função controlar a entrada de quem chegava pelo mar.

O estilo Manuelino aplicado à torre, se caracteriza pelo naturalismo, robustez, dinâmica de curvas e, principalmente, nos motivos inspirados pela flora marítima e pela náutica da época dos Descobrimentos. Todas essas características garantem uma fachada de tirar o fôlego.

Seu interior é igualmente deslumbrante, por isso, explore com calma os diversos andares da Torre e aproveite a maravilhosa vista do Tejo quando chegar ao topo.

Bem próximo dali, você também encontra o famoso Mosteiro dos Jerônimos, atração que merece destaque durante a sua estadia por Lisboa. Considerado um patrimônio mundial pela Unesco, este mosteiro do século XVI é considerado uma joia da arquitetura Manuelina.

Com mais de trezentos metros de fachada, o Mosteiro dos Jerônimos abriga um belíssimo claustro, onde se encontra o túmulo de Fernando Pessoa. O edifício abriga também os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões, importantes figuras na época dos Descobrimentos.

Também localizado no bairro de Belém, outro ponto de Lisboa que não pode faltar no seu itinerário é o Padrão dos Descobrimentos, um imponente paredão, onde é possível admirar as figuras dos descobridores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, o poeta Luís Vaz de Camões e o Infante D. Henrique.

Mas a visita não para por aí. Se você perdeu o fôlego com a imponência das figuras dos homenageados, espere só para ver o que te aguarda do topo da estrutura. A lindíssima vista do rio Tejo e várias outras partes de Lisboa esperam para serem vislumbradas de uma altura de 56 metros, ou seja, do alto do paredão, você admira a cidade em toda a sua glória. Magnífico, não?

Onde comer?

Lisboa é bastante conhecida por sua característica gastronomia. Não dá para dizer que você foi à Portugal se você não comer alguns pratos. O mais famoso, sem sombra de dúvidas, é o bacalhau português. Banhado com azeite de oliva e acompanhado de azeitonas, batatas e tomate, este delicioso prato é o verdadeiro símbolo do país. Porém, apesar de ser muito importante, o bacalhau não está sozinho nesta lista. Junto dele você ainda encontra outros tipos de peixes e frutos do mar.

Outra iguaria que merece ser lembrada é o delicioso pastel de Belém. Como o próprio nome já nos conta, este delicioso pastelzinho de nata, crocante, polvilhado com açúcar e canela tem como berço o famoso bairro de Belém. Enquanto estiver em Lisboa, não deixe de conhecer o restaurante Pastéis de Belém, local onde servem a melhor versão desta iguaria.

Onde ficar?

Lisboa oferece uma imensa variedade de hotéis, albergues e apartamentos para alugar nos mais diversos bairros. Entre os mais procurados pelos turistas que querem conhecer a cidade, estão os bairros Chiado, Alfama, Castelo e Belém. Por serem os principais bairros da cidade, basicamente todas as atrações ficam concentradas neles e em seu entorno.

Quando ir à Lisboa?

Quando falamos em clima, não há nenhuma época do ano ruim para se visitar Lisboa. Por ter um dos climas mais quentes do continente, Portugal esbanja temperaturas mais amenas, em comparação a outros países, durante o rigoroso inverno europeu, que vai de dezembro até março. Agora, se você é fã de temperaturas mais elevadas, o ideal é que você conheça Lisboa entre julho e agosto, quando as temperaturas podem chegar até os 40°C.

Lisboa? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno! A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!