Entre Maceió e Recife, há uma pequena cidade chamada Maragogi, com cerca de 30 mil habitantes. Com um nome derivado do tupi antigo, cujo significado se assemelha a algo como “rio dos gatos-do-mato”, Maragogi se tornou o segundo polo mais visitado do estado do Alagoas.

Venha com a gente e descubra tudo o que Maragogi pode te oferecer!

O que fazer em Maragogi?

As famosas galés de Maragogi são um passeio imperdível para quem visita a cidade alagoana.

Mais procuradas nos períodos de maré baixa, quando são melhor aproveitadas, essas piscinas abrigam peixes, corais e uma infinidade de animais marinhos.

Os nativos chamam de galés os três conjuntos de piscinas naturais que ficam em torno da orla da cidade, as piscinas de Taocas, Barra Grande e as principais, localizadas logo em frente ao Salinas Maragogi.

Os passeios de barco são feitos às três áreas, porém, o local mais explorado (por ser o mais famoso) são as galés principais, consideradas as maiores piscinas do estado de Alagoas.

Durante os passeios, após a chegada do barco nas galés, os turistas ficam livres para explorar o local.

Alguns passeios oferecem outras opções de serviços, como máscaras de snorkeling, fotos subaquáticas e mergulho conduzido, ótimo para quem sempre quis conhecer o fundo do mar.

Além das piscinas, esta região também é bastante conhecida por suas lindas praias, entre elas, está a praia de Maragogi, a principal e mais famosa da cidade.

Localizada próxima ao centro, é uma praia bem movimentada, já que em suas redondezas ficam instalados diversos bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

Nesta região, a cor do mar é linda e a água é clara, tornando-se ainda mais clara à medida em que se navega mar a dentro.

Por ser mais movimentada, a praia dispõe de quiosques na areia, que servem petiscos e bebidas onde seu guarda-sol estiver.

Uma das praias mais procuradas de Maragogi é Antunes que, assim como a praia que leva o nome da cidade, também conta com a estrutura de barracas e vendedores que ficam à disposição para alugar cadeiras e guarda-sóis, além de vender petiscos e bebidas.

Assim como a praia de Maragogi, o mar nessa região é bastante bonito, possui uma coloração esverdeada e cristalina.

Um dos passeios mais legais (e mais procurados) de Maragogi, é o passeio de buggy pelo litoral.

Nele, você acaba conhecendo diversas praias em um único dia, fazer paradas para mergulho, tirar várias fotos e conhecer lugares que turistas, as vezes, acabam não conhecendo.

Se você vai a Maragogi com o intuito de conhecer praias paradisíacas, não deixe de dar uma passada pela praia de Burgalhau, considerada por alguns visitantes uma das melhores da região.

Além do grande número de coqueiros e da barreira de recifes que podem ser vistos na maré baixa, em Burgalhau também fica a foz de um rio.

Por ser deserta, a praia não oferece muita estrutura, por isso, leve cadeiras e um guarda-sol para aproveitar melhor.

Outra dica para quem tem crianças é  visitar a praia de  Barra Grande, uma das mais legais da região.

A cor esverdeada do mar, que atrai turistas de toda parte, fica ainda mais viva à media em que você segue em direção às galés próximas à costa.

Durante os períodos de maré baixa, junto à praia, forma-se um banco de areia que dá acesso às piscinas naturais de Barra Grande.

Onde ficar em Maragogi

Apesar de ser uma cidade pequena, uma coisa que não falta em Maragogi é lugar para se hospedar.

Entre hostels, pousadas, hotéis e resorts, é possível constatar a forma como o turismo influenciou no desenvolvimento da cidade.

As pousadas e os hotéis, em sua maioria, ficam localizados próximos ao mar.

Devido ao seu litoral extenso, as acomodações se espalham ao longo de diferentes praias, o que nem sempre significa estar junto ao centro.

Alugar um carro é uma ótima alternativa para conhecer melhor as praias da região, principalmente se você escolher se hospedar em uma praia longe do centro.

Caso você opte por se hospedar no centro, é possível dispor, com maior facilidade, de uma maior variedade de bares, restaurantes ou lojinhas.

Onde comer?

Mesmo que Maragogi ainda possua a estrutura de uma cidade pequena, ela conquista grande parte dos turistas, fãs de peixes e frutos do mar, pelo estômago.

Para quem gosta de comer, não terá muita dificuldade em encontrar um barzinho ou um restaurante, principalmente se você estiver pelo centro.

Por ser uma cidade litorânea, peixes, camarões, mariscos e lagostas costumam ser servidos frescos, com bastante fartura e preços muito bons, em comparação a outras regiões do país.

Quando você for à Maragogi, não deixe de experimentar as delícias locais, entre elas, o bolo de goma.

Este quitute é basicamente um biscoitinho preparado com coco e você pode encontrá-lo em qualquer lugar da cidade.

Quando ir à Maragogi?

Por ser um destino de praia, a época ideal para ir à Maragogi é durante o verão. Durante essa temporada, as águas do mar também acabam se tornando mais verdes e cristalinas.

Para curtir ainda mais a viagem, opte em visitar a região durante a época mais seca do ano, entre outubro e janeiro.

Assim, você aproveitará melhor o sol e as galés, que se formam durante os períodos de maré baixa.

Se você preferir viajar na baixa estação, opte por visitar a região durante o mês de novembro, quando não há muita incidência de chuvas, o mar está bonito e os preços razoáveis.

Maragogi? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno! A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!