Estendendo-se por cerca de 3.000 milhas, que vão desde as províncias da Colúmbia Britânica, no Canadá, até o estado do Novo México, nos Estados Unidos, surgem as Montanhas Rochosas, que apresentam riquíssima diversidade tanto em vida selvagem, quanto em lagos alpinos.

Por serem tão extensas, neste post, iremos focar apenas na parte canadense destas belas cordilheiras, passando principalmente por Banff, Jasper e Calgary. Por isso, se você está pensando em conhecer a Montanhas Rochosas canadenses, separamos algumas dicas para ajudá-lo(a)!

Preparando-se para conhecer as Montanhas Rochosas

Para começarmos essa empreitada, o ideal é já garantir o aluguel do seu veículo, afinal, você não vai querer perder uma só milha dessa viagem espetacular por meio dessas paisagens cênicas!

Enquanto você estiver dirigindo, poderá perceber o quanto as estradas são bem conservadas e sinalizadas. Mas atenção: por ser uma região onde civilização e natureza se chocam, não se esqueça de se manter sempre alerta, afinal, animais silvestres atravessam as estradas com bastante frequência.

O que fazer?

Durante a sua “road trip” pelo Canadá, você poderá observar paisagens maravilhosas, de tirar o fôlego. São inúmeros parques e lagos ao longo da estrada. Por isso, separamos alguns locais que você não pode perder.

Entre os lagos mais especiais de Banff, você encontra o Lake Louise, Lake Moraine e o Lake Emerald (que apesar de não ficar exatamente em Banff, fica bem próximo à cidade e merece ser visitado).

À oeste de Calgary, você conhecerá o vilarejo de Lake Louise. Sua atração principal é o lago homônimo à vila, que lhe oferecerá uma bela paisagem a qual poderá estar coberta de neve (dando um toque especial a bela visão).

Na região, além do lago, encontram-se também os montes Temple, Whyte e Niblock. O vilarejo conta ainda com um pequeno comércio local chamado Samson Mall e com o Lake Louise Mountain Resort, um resort de luxo com uma imensa pista de esqui.

A aproximadamente 20km do Lake Louise, está o Lake Moraine. Listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, esse lago, apesar de pequeno, garante uma vista estonteante, principalmente no verão, quando suas águas de tonalidades azul esverdeadas ficam ainda mais intensas.

Por último, localizado no Parque Nacional de Yoho, Colúmbia Britânica, fica o Lake Emerald, o maior dos 61 lagos da região. A vista é linda. Sua cor azul turquesa, adquirida pelo calcário em pó encontrado na região, se torna ainda mais espetacular no final de junho, após o degelo das montanhas. Por lá, você ainda encontra o Emerald Lake Lodge, um sofisticado alojamento que oferece acomodações locais.

Divirta-se caminhando pela trilha de 3,2 milhas, que circunda o lago, ou remando nas canoas disponíveis por lá.

Outra atração imperdível é o enorme glaciar Athabasca: campo de gelo com uma área aproximada de 6km². Formado há cerca de 10 mil anos atrás, durante a última glaciação, o glaciar se tornou popular por garantir a quem o visita uma bela vista.

Além disso, no glaciar, você ainda poderá andar no Ice Explorer, um ônibus com rodas enormes, criado especialmente para andar na neve.

Onde comer?

Quando você for ao Canadá, uma coisa você vai notar: o amor da população local por suas maple trees, cuja folha você encontra na bandeira canadense. Desta árvore, é possível retirar o maple syrup, um xarope com a mesma espessura do mel, que pode ser adicionado a panquecas, waffles e outros diversos doces.

Outra iguaria que você encontra por lá é o poutine, um prato feito a base de bata frita, gravy (molho de carne) e coalhada seca. Porém, apesar do prato tradicional ser composto por batatas fritas, hoje em dia já podemos encontrá-lo com outros ingredientes, como carne e frango.

O restaurante Sky Bistro, localizado no topo da Montanha Sulphur, em Banff, é uma ótima opção para degustar a culinária local e ainda apreciar uma vista incrível!

Onde se hospedar?

A região das Montanhas Rochosas canadenses corta 6 cidades principais: Banff, Jasper, Canmore, Waterton, Lake Louise e Icefield Parkways. Todas elas oferecem diversos locais para se hospedar e comer. Os melhores locais para se hospedar vão depender dos passeios que você escolheu fazer.

Por exemplo, se você escolheu visitar o Emerald Lake, você pode tanto se hospedar no Emerald Lake Lodge, ou dentro da cidade da Colúmbia Britânica. Se você pretende conhecer o Lake Moraine, o ideal é se hospedar em Banff, e assim por diante. 

Quando visitar?

A resposta certa para esta pergunta é: “depende”. Sim, tudo depende dos seus objetivos. Se você pretende visitar as Montanhas Rochosas para esquiar, a melhor época para visitar o Canadá é de novembro a março, durante o inverno. Infelizmente, durante essa estação, muitas atrações são fechadas e os lagos congelam.

O outono, entre setembro e outubro, é um mistério. Afinal, sua experiência pode ser incrível, graças às belas paisagens pintadas de laranja ferrugem, ou terrível, caso o inverno chegue mais cedo e você não consiga visitar alguns parques.

Por isso, se você pretende viajar às Montanhas Rochosas para conhecer os lagos, opte por viajar durante o verão, entre os meses de julho e agosto. Nessa época, o clima é agradável e a chance de se deparar com a fauna local (ursos e antílopes) é bem alta, o que pode vir a enriquecer a sua experiência.

Dica:

Por ser uma road trip extensa, não se esqueça de fazer um seguro viagem. Ele pode evitar possíveis dores de cabeça.

Montanhas Rochosas? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno! A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!