Montevidéu: a cultural e acolhedora capital do Uruguai

Montevidéu: a cultural e acolhedora capital do Uruguai

Com livrarias espalhadas por todos os lados e com várias opções de entretenimento, a acolhedora e cultural Montevidéu, capital do Uruguai, é um destino imperdível para quem visita o país.

Geralmente, quem viaja a primeira vez para o Uruguai costuma fazer uma dobradinha da capital com a bela cidade litorânea Punta del Este.

Mas, independentemente de como será sua estadia, separamos algumas dicas para que você possa curtir ao máximo esse importante destino!

Palacio Salvo, Plaza Independencia

O que fazer em Montevidéu?

Primeiramente, vale ressaltar, que a locomoção entre os pontos turísticos e atrações pode ser feita tranquilamente com os transportes públicos na capital. As caminhadas também são seguras, sendo importante somente evitar alguns trechos da Ciudad Vieja durante a noite.

Porém, se estiver com pressa, pode também optar por utilizar o sistema de uber, taxi ou mesmo um carro alugado, dependendo de suas necessidades.

Quanto às atrações, vamos começar pela famosa Ciudad Vieja. Um importantes ponto turístico desse bairro é o Mercado del Puerto. Lugar perfeito para um delicioso almoço regado a um bom vinho!

Saindo de lá, você pode seguir até a Praça Zabala, na qual encontrará um monumento de bronze em homenagem ao fundador de Montevidéu. Ali também está o Palacio Taranco, que abriga o Museu de Artes Decorativas.

Puerta de la Ciudadela

Depois você poderá seguir para a Praça Matriz, onde encontrará a Catedral de la Inmaculada Concepción y San Felipe y Santiago de Montevideo e onde acontece uma feira de antiguidades aos sábados.

Na sequência, visite a importante Plaza Independencia, na qual se localiza a a Puerta de la Ciudadela, o Mausoleo de José Gervasio Artigas, o Museu da Casa do Governo, e, a poucos passos da praça, o imperdível Teatro Solís.

Partindo da Plaza, caminhe pela principal avenida da cidade, a 18 de Julio, na qual você encontrará centenas de lojas que oferecem todos os tipos de produtos.

Outros Bairros

Pocitos, onde se localizam a Playa Pocitos e a rambla (com lojas da moda e restaurantes de luxo), é o bairro ideal para uma boa caminhada e para compras. Próximo ao bairro encontram-se dois shoppings: o Montevideo Shopping Center e o Punta Carretas Shopping.

Seguindo na direção contrária de Pocitos, por aproximadamente 5 km, está localizado o Mercado Agrícola de Montevidéu. Imperdível para quem aprecia a arte da gastronomia.

Mercado del Puerto

E a 700m do Mercado, você encontrará o imponente Palácio Legislativo, inaugurado em 24 de agosto de 1925.

Outra atração muito procurada é o Museu do Futebol, localizado no Estádio Centenário, rodeado por parques.

Além do museu, outro passeio imperdível para quem gosta de praias é o bairro Carrasco, elegante e exclusivo balneário mais ao sul da cidade.

Não deixe também de visitar pelo menos uma das vinícolas da região como a Bodega Bouza, a Bodega Spinoglio e o Pizzorno winery.

Ótimas Vinícolas

Atividades Noturnas

Existem muitos bares, restaurantes e atividades para você curtir durante a noite. Dentre essas atrações, sugerimos as seguintes:

  • Jantar com show de tango no El Milongón;
  • Os bares e restaurantes de Punta Carretas e Pocitos;
  • Assistir a um espetáculo em um dos teatros: Teatro Solís, SODRE ou Salão Zitarrosa;
Punta Carretas Shopping
  • Divertir-se em um dos pubs mais famosos da cidade: Boca Negra; El Pony Pisador (bar temático do Senhor dos Anéis) e Tango Bar El Hacha (de 1794).

Onde ficar em Montevidéu?

Isso vai depender do tipo de viagem que está planejando. Se pretende se locomover a pé ou por meio de transporte público, se hospedar na Ciudad Vieja é a melhor opção.

Nessa região você também encontrará hospedagens com preços mais em conta. A dica é ficar o mais próximo possível da Plaza Independencia.

Contudo, se estiver com carro alugado ou se preferir algo mais tranquilo a dica são os bairros Punta Carretas e Pocitos. Ou se preferir algo mais exclusivo, pode ficar na região de Carrasco.

Qual a melhor época para conhecer?

As temperaturas na capital são amenas o ano todo. A época mais fria acontece em julho, quando a média chega aos 10°C, e a mais quente em janeiro, com médias na casa dos 22°C.

Se a sua ideia é curtir as praias, então o verão é a melhor opção. Já se pretende conhecer as demais atrações e atividades culturais da cidade, qualquer época é boa. Só lembrando que o mês de março é quando há a maior incidência de chuvas.

Dicas Gerais

Idioma: espanhol

Moeda: peso uruguaio.

Visto: dispensa de visto para turismo, por até 90 dias.

Passaporte: entrada permitida com Cédula de Identidade Civil.

Não há exigência de vacinas.

Montevidéu? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes!

Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas.

Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!

Este post tem 2 comentários

  1. Luiz Felipe Cantarelli

    Com certeza Montevidéu é um grande centro cultural a ser visitado e tem muito a oferecer também na área da gastronomia no conforto do clima argentino. Recomendo

    1. Mobai Viagens

      Obrigado pelo comentário, Montevidéu é realmente um cidade fantástica!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.