A província de Ouarzazate, em Marrocos, é famosa pela sua beleza rústica e arquitetura característica. Suas construções feitas com tijolos de barro cor de terra somadas à paisagem desértica e à luminosidade do sol garantem cenários dignos de filmes. E esse é um dos motivos da província receber o nome de Hollywood Africana.

O outro motivo é que a província de fato serviu como palco para filmagens de várias produções cinematográficas, dentre os quais destacamos “Indiana Jones e a última cruzada” (1989), “A Múmia” (1999), “Gladiador” (2000), Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010) e Game of Thrones (2011).

Além disso, na região de Ouarzazate estão localizados alguns estúdios de cinema, como a Atlas Film Studios, um dos maiores do mundo!

Ouarzazate

Além de toda essa interessante relação com a sétima arte, o destino também merece uma visita pela sua arquitetura, cultura e história! Veja abaixo as dicas que separamos para ajudá-los nessa aventura!

O que fazer em Ouarzazate?

Conhecida como a porta do deserto, a província fica na estrada que vai de Marrakesh ao Saara. Alguns turistas ficam apenas uma noite, para descansarem antes de encararem o deserto. Mas, estando lá, é um desperdício não aproveitar para conhecer melhor essa região tão icônica.

Dentre esses passeios imperdíveis está uma visita à Aït-Ben-Haddou, a aproximadamente, 30 min de Ouarzazate. O ksar, grupo de edifícios de terra cercados por muros altos, é um habitat tradicional pré-saariano muito bem conservado que foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1987. É um conjunto extraordinário de edifícios que oferece um panorama completo das técnicas de construção utilizadas na região.

Aït-Ben-Haddou

Outra atração interessante é o Oasis of Fint. A, aproximadamente, 10min de Ouarzazate, você vai encontrar um exuberante jardim no meio da desolação desértica. No oásis, vale a pena aproveitar para degustar o delicioso chá local, enquanto observa os animais de carga e as mulheres lavando as roupas no rio.

Além dessas atividades, dentro de Ouarzazate, destine uma parte do seu dia para conhecer o Kasbah Taouirirt, uma das mais belas construções arquitetônicas da cidade, com quase trezentos quartos e mais de vinte riads. Construído no século 19, a propriedade pertenceu ao clã El Glaoui, uma das famílias mais influentes do país, que controlava a rota das caravanas pela região, na época.

Kasbah Taouirirt

Como última dica de passeio, mas não por isso menos importante, é a visita às instalações dos estúdios de cinema, claro. Tanto o Atlas quanto o CLA recebem visitantes! Imperdível!

Onde ficar?

Na região de Ouarzazate existem várias opções de hospedagens. O Dar Kamar e o Le Petit Riad são ótimas escolhas para quem quiser ficar na cidade principal.

Por outro lado, se estiver procurando por uma experiência no oásis, então a sugestão é o Kasbah Ait Ben Moro.  Agora, se sua intenção é conhecer melhor Aït-Ben-Haddou, a dica é ficar no Ksar Ljanoub.

Característicos tijolos de barro

Quando ir?

Como estamos falando de uma região desértica, não é aconselhável uma viagem durante o verão. Isso porque as temperaturas tendem a ficar muito elevadas, impossibilitando os passeios durante o dia. Já no inverno a variação térmica cresce fazendo com que as noites se tornem muito frias, apresentando temperaturas negativas.

Portanto, as melhores estações para visitar a região são a primavera e o outono, com máximas em torno de 30ºC e mínimas em torno de 16ºC. Nessas estações também há pouca possibilidade de chuva, o que facilita os passeios pelo país!

Cenário de vários filmes

Ouarzazate? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno! A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!