Você está pensando em viajar, mas ficou em dúvida de quando embarcar nessa aventura? Não se preocupe. A maioria dos turistas sofre com essa indecisão. Já adiantando a resposta, tudo depende do que você espera para essa viagem. Mas, como assim? Vamos explicar melhor.

Escolher a melhor época para viajar pode parecer um desafio à primeira vista, mas tudo se arranja quando fazemos as perguntas certas. E quais perguntas são essas? Bom, em primeiro lugar, você precisa analisar o seu perfil de viajante. Depois, você deve consultar a sua disponibilidade, orçamento, o tipo de viagem que você quer fazer e o que você espera dessa aventura.

Antes de tudo, você precisa escolher o destino, afinal, não faz sentido querer saber quando você vai viajar, se você não souber para onde ir. O destino faz total diferença na hora de definir a melhor época para sair de viagem, por exemplo, não adianta querer conhecer os alpes suíços no verão, assim como não faz muito sentido querer visitar as praias de Mykonos no inverno. Por isso, aproveite para passar um tempo gostoso decidindo o seu destino antes de definir uma data no seu calendário de viagens.

Agora que o seu destino está decidido, vamos às perguntas.

Qual é o tipo de turismo que eu quero fazer?

Essa pergunta também é determinante para saber quando você deve viajar. Isso acontece, porque algumas atividades só podem ser realizadas em temporadas específicas. Aliás, muitos lugares fecham durante a baixa estação. Portanto, ficar de olho nesses detalhes é essencial para o total aproveitamento da sua viagem.

Você pretende fazer uma viagem voltada para o ecoturismo? Quer ir à praia? Visitar museus? Fazer compras? Conhecer monumentos históricos? Participar de eventos sazonais? Praticar esportes radicais? Então, basta pesquisar as melhores datas para realizar cada uma dessas atividades. Essas pesquisas garantirão conforto, segurança e tranquilidade para a sua viagem.

Devo viajar em alta ou em baixa temporada?

As altas temporadas são marcadas por um maior fluxo de turistas no destino escolhido. Aqui no Brasil, por exemplo, as altas temporadas são definidas pela estação, férias escolares e feriados prolongados. As altas temporadas são marcadas também pelo calendário dos eventos culturais que ocorrem na região escolhida.

Por exemplo, se você pretende viajar para conhecer o carnaval em Salvador, ou patinar no Rockefeller Rink em Nova York, prepare-se para enfrentar um fluxo grande de pessoas nessas datas. O que poderá ser bastante divertido, e lhe dará a oportunidade de conhecer muitas pessoas.

Agora, se você tiver uma agenda mais flexível e quiser uma viagem mais tranquila, a baixa estação pode ser uma ótima opção para você.

Quais são as melhores estações do ano para viajar?

Existe uma espécie de consenso sobre as melhores estações para se aventurar pelo mundo em termos de preço, de afluxo de turistas e de clima: o outono e a primavera. Nessas épocas, na maioria dos países (seja hemisfério norte ou sul), as temperaturas estão mais amenas, a maioria das atrações estão funcionando normalmente, os preços estão um pouco mais baixos e a quantidade de turistas nos destinos diminui.

Claro que isso dependerá de sua disponibilidade. Mas, podendo escolher, a meia-estação costuma ser a mais atrativa.

Lembrando que nem sempre as estações em outros países coincidirão com as brasileiras. Enquanto no Brasil (hemisfério sul) é verão, na França (hemisfério norte) é inverno!

Quanto eu quero gastar?

A data da sua viagem vai influenciar no quanto você irá gastar. Como já dissemos, períodos de alta temporada, devido ao grande trânsito de turistas, tendem a ser mais caros. Em compensação, períodos de baixa temporada costumam ser mais em conta. 

Porém, se a sua ideia é viajar nos períodos mais concorridos, o segredo para economizar está no planejamento com antecedência. Tenha certeza de que quanto mais cedo você começar a planejar a sua viagem, mais você economizará.

E não se esqueça: qualquer época é boa para viajar, é só saber para onde você quer ir e o quanto você pretende investir nessa aventura.

Planejamento de viagem?  #VaideMobai!

Conte conosco para maximizar o aproveitamento de sua próxima viagem, entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores [clique aqui] para agendar sua visita! A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!