You are currently viewing Reabertura do turismo: previsões

Reabertura do turismo: previsões

Vários destinos no Brasil e no mundo estão iniciando a reabertura de suas atrações ao turismo. E para que esse processo seja bem-sucedido, várias medidas de prevenção estão sendo tomadas, de forma a garantir a segurança tanto dos moradores locais quanto dos viajantes.

A Disney em Orlando, por exemplo, já teve o seu plano de reabertura em fases aprovado pelas autoridades locais, a partir de 11/7/20. Porém: os parques trabalharão com capacidade reduzida; o uso de máscaras será obrigatório; haverá um distanciamento social nas filas; e medição de temperatura corporal.

As atrações como shows de encerramento e desfiles continuam suspensas.

Walt Disney World Resort

Também voltou a receber visitantes, a Universal Orlando Resort em 5 de junho, adotando medidas de prevenção similares às da Disney. Os turistas que visitaram o parque aprovaram essas medidas e, inclusive, ficaram felizes por não terem que esperar muito tempo nas longas filas que agora são virtuais, por meio de aplicativo do próprio parque.

Além deles, em Orlando, reabrirão: o Busch Gardens Tampa Bay, o Sea World, Aquatica e o Discovery Cove em 11 de junho. Lembrando que os Estados Unidos ainda mantêm a restrição para a entrada de brasileiros no país.

Brasil

No Brasil, alguns destinos como Gramado, Canela, Bonito e Foz do Iguaçu (que aplicará testes em visitantes sintomáticos) voltaram a receber turistas, porém, com restrições: hotéis e pousadas estão operando com metade da capacidade; alguns parques estão fechados enquanto outros operam com limite de visitantes em horários reduzidos; atrações como museus também funcionarão com horários reduzidos com metade da capacidade.

Além de todas essas medidas, muitas atrações estão priorizando a venda de ingressos online a fim de minimizar o contato direto.

Foz do Iguaçu

Europa

Na Europa, que se prepara para o tão aguardado verão, as medidas de reabertura e prazos variam de um país para outro.

Em Portugal, por exemplo, a reabertura das fronteiras será feita neste mês de junho, inclusive para brasileiros, com exceção para pessoas vindas da Itália e da Espanha (provisoriamente), sem a necessidade de permanecer em quarentena.

Já em outros países do continente, o primeiro passo vai ser reabrir as fronteiras para os vizinhos e membros do mesmo bloco econômico. Os turistas, oriundos de outros países, deverão ficar para uma segunda etapa, e deverão ou fazer o teste para o vírus ou permanecer em quarentena, o que não é viável em viagens de lazer quando se tem um período limitado de dias para conhecer o destino.

Essas mesmas medidas, que priorizam o turismo regional em detrimento ao internacional, estão sendo adotadas nos demais continentes, em locais como Bali, Tailândia, Austrália, Egito e Índia.

América Latina

Alguns países da América Latina, continuam com as suas fronteiras fechadas para estrangeiros, como é o caso da Argentina, Chile, Peru, Equador e Uruguai.

Já as praias de Cancún e Tulum, no México, voltaram a receber turistas internacionais nesta semana. Entre as medidas de prevenção estão limite de permanência nas praias e distanciamento mínimo de dois metros entre grupos de, no máximo, cinco pessoas.

Cancún

Devido a medidas como essas, Cancún foi um dos cinco destinos mundiais a receber o selo de segurança Global “Safe Travels” do World Travel & Tourism Council (WTTC), para países que estão cumprindo os protocolos de higienização e distanciamento físico.

Expectativas

Existe uma grande expectativa do setor de turismo para o segundo semestre, principalmente se os testes das vacinas forem favoráveis.

Mas até lá, muitos destinos, acompanhados pelos profissionais e empresas envolvidos, estão se preparando para um retorno das operações de forma a garantir a diversão e a segurança de todos.

Universal Orlando Resort

Se você quer voltar a viajar, mas está insegur@, venha conversar com a gente. Nossa equipe está prepara para atendê-l@ de forma personalizada, assessorando-@ em todo o processo, para que, juntos, possamos superar essa crise!

#VaideMobai

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!