Destino certo de muitos turistas brasileiros que viajam pelo Brasil, Salvador oferece uma boa dose de história e toda a diversidade que representa esse nosso país.

Extremamente forte e contagiante, a cultura baiana se destaca através de sua arte, arquitetura e principalmente através da sua culinária.

 

O que fazer em Salvador?

Antiga capital do Brasil, Salvador detém uma rica história em meio às suas ruas, igrejas e construções, a maioria datada da época colonial.

Para não deixar de conhecer os principais pontos turísticos da cidade, o ideal é focar em três regiões: o Largo do Bonfim, o Largo do Pelourinho e o Largo da Barra.

Largo do Bonfim

No Largo do Bonfim, você poderá conhecer uma das mais famosas igrejas de Salvador, quiçá do Brasil, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim.

Erguida na Colina Sagrada, a Basílica é um ponto turístico muito conhecido, pois é lá que se encontram um dos principais símbolos de Salvador: as fitinhas do Senhor do Bonfim.

Além disso, é lá que também ocorre a famosa festa da Lavagem do Bonfim.

Largo do Pelourinho

Seguindo mais ao sul, você chega ao Largo do Pelourinho, considerado o coração da Bahia e o centro a cultura africana no Brasil.

Com seus casarões coloridos e igrejas que datam da época colonial, o local ainda abriga lojinhas, restaurantes e pracinhas escondidas por suas inúmeras ruelas.

Os carros são proibidos nesta área da cidade, por isso, todo deslocamento é realizado a pé.

O que é ótimo, porque a experiência de andar por suas ruas de paralelepípedos é indescritível.

E, enquanto estiver por lá, não deixe de conhecer uma das mais conceituadas expressões barrocas localizadas na cidade, o Convento de São Francisco, cujo interior é todo recoberto por ouro.

Na mesma região do Largo do Pelourinho, você encontra o Mercado Modelo, um ótimo local para se fazer compras e levar lembranças de Salvador.

Pelas redondezas, você encontra também um dos cartões postais mais famosos da cidade, o Elevador Lacerda.

Largo Farol da Barra

Mais ao extremo sul da cidade, você chega ao Largo do Farol da Barra.

Considerada uma visita bem extensa, você pode reservar um dia inteiro para conhecer as dependências do Forte de Santo Antônio da Barra, onde fica o Farol, e, logo abaixo, o Museu Náutico da Bahia.

Com 22m de altura, subindo 82 degraus, você chega ao topo do farol, de onde você pode ter uma vista ainda mais bonita da Baía de Todos os Santos.

A visita ainda permite conhecer o Museu Náutico da Bahia, perfeito para quem quer conhecer um pouco mais da história marítima do Brasil.

Bem próxima à região, você ainda pode conhecer a praia do Farol da Barra, ótima opção para famílias com crianças, já que durante a maré baixa, piscinas naturais são formadas por sua orla.

 

Praias

Salvador também é bastante conhecida por estar próxima a belas praias.

Entre as mais famosas, você encontra a Praia do Forte, que merece um passeio de um dia inteiro, pois, além de curtir a praia, você poderá conhecer a pequena vila em seus arredores, com diversas lojinhas e restaurantes.

Além disso, um dos maiores atrativos da região é o Projeto Tamar, perfeito para crianças.

Lá, sua família conhece tartarugas de todas as espécies, formas e tamanhos, além de tubarões, arraias e outros diversos animais marinhos.

Onde comer em Salvador?

Salvador é o paraíso para quem quer comer bem, tanto é que a culinária soteropolitana é uma das mais famosas do Brasil.

Por isso, ir à Bahia e não comer um acarajé, por exemplo, é praticamente um pecado!

Isso também vale para as outras especialidades da região, como a moqueca, o sarapatel e o cacuru.

Acarajé

Além desses, destacamos o azeite de dendê, o leite de coco e a pimenta que são ingredientes utilizados na maioria dos pratos tradicionais.

Para apreciar a verdadeira comida baiana, a dica é ir no Dona Mariquita, um charmoso restaurante próximo ao Rio Vermelho.

Mas, se você se quiser experimentar apenas o acarajé, o melhor lugar para apreciar esta iguaria é no Acarajé da Dinha.

Onde ficar?

Além de ser uma grande cidade, Salvador é também um grande centro turístico, por isso, o que não faltam são opções de hotéis para os turistas.

Apesar de ficarem em diversos pontos, a concentração é maior entre o Centro Histórico e a Pituba, ao longo da Costa.

Com opções mais econômicas, a Barra é um ótimo bairro para se hospedar, já que de lá, é possível pegar transportes para qualquer parte da cidade.

Praias

Se você pretende ir a Salvador durante as altas temporadas, como no Carnaval, por exemplo, uma dica é se planejar e reservar o seu hotel com bastante antecedência.

Quando ir?

A Bahia é conhecida por ser uma terra de festa, calor e praia, logo, durante o verão, entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a cidade recebe o maior fluxo de turistas em seus hotéis.

As férias de julho também são bastante requisitadas.

Por isso, se você está procurando por um pouco de paz e tranquilidade, o ideal é viajar para Salvador durante a baixa estação.

Evite também conhecer a cidade entre abril e junho, pois durante este período a incidência de chuva é um tanto maior, em comparação ao restante do ano.

Salvador? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes!

Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer.

Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!