No litoral sul da Bahia, banhada o ano inteiro pelo intenso mar azulado, comum dessa região, e cercada pelas belíssimas falésias em tons de rosa, está Trancoso, o charmoso vilarejo bahiano.

Praia dos Coqueiros

O destino, além de charmoso, é considerado bastante exclusivo e luxuoso, principalmente durante a baixa temporada.

Se você ainda não conhece esse pedacinho de paraíso, separamos algumas dicas para incentivá[email protected] a conhecê-lo!

O que fazer em Trancoso?

Quadrado

Suas férias em Trancoso começam no Quadrado, um simpático vilarejo em meio as árvores, no qual erguem-se charmosas casinhas multicoloridas que cercam o grande gramado (que na verdade é retangular!), garantindo o tom interiorano do lugar.

A cereja do bolo fica a cargo da pequena igrejinha de São João Batista, que estimula os sonhos dos apaixonados que buscam um lugar especial para fazer seus votos de casamento ou daqueles que estão ali presentes apenas pelas fotos.

Igrejinha do Quadrado

O cenário bucólico do Quadro de Trancoso fica ainda mais bonito durante a noite, quando as casinhas e as árvores que as cercam ganham uma luz especial, tornando o lugar perfeito para jantares românticos (ou não).

Resistir às hipnotizantes mesinhas delicadamente decoradas com motivos naturais do centrinho é uma tarefa quase impossível. Por isso, não resista. Aproveite.

Restaurantes do Quadrado

Praia

Entre as mais conhecidas, você encontra a Praia dos Coqueiros, a Praia dos Nativos, a Praia do Espelho e a Praia dos Amores.

A Praia dos Coqueiros é a mais popular entre os turistas que visitam o destino. Nela você pode escolher entre o agito próximo aos movimentados quiosques e a calma desértica proporcionada em vários outros.

A facilidade no acesso à esta praia também é um dos pontos que fazem os turistas visitá-la com mais frequência, já que ela fica a apenas 10 minutos à pé do Quadrado. O mar desta praia varia, se agitando ou se acalmando de acordo com a maré.

Quiosques exclusivos

Outra opção bem movimentada é a Praia dos Nativos. Se você procura por boa comida e animação, a Praia dos Nativos é a sua melhor pedida.

Porém, há quem prefira descansar em um local mais calmo. Não tem problema. Se você for dessas pessoas que não gosta muito de movimento, é só seguir pelo lado esquerdo da praia, onde você poderá descansar com mais privacidade.

 A Praia dos Nativos é bastante conhecida também por conta da sua estonteante paisagem, afinal, é por lá que as águas do rio se encontram as águas do mar, formando uma deliciosa piscina de água doce, onde você poderá relaxar e se refrescar.

Falando em piscinas, uma praia famosa pelas suas piscinas de água natural e por suas falésias nos tons de rosa e ocre é a Praia do Espelho. Completando a paisagem, ainda podem-se observar os imensos coqueiros que permeiam a faixa de areia.

Colada a ela, rumo à esquerda, é possível chegar até a Praia dos Amores, outra porção de areia marcada por um visual de tirar o fôlego.

Onde comer?

Enquanto estiver em Trancoso, você terá três opções de restaurantes, os localizados no Quadrado, nas praias ou aqueles localizados rumo ao interior da vila, longe dos pontos badalados.

Todos têm a qualidade da deliciosa comida bahiana, o que difere cada um é realmente a localização.

Como todo bom destino baiano, a gastronomia de Trancoso é de comer rezando. Seus petiscos e pratos à base de peixe e frutos do mar, são enriquecidos com o sabor do azeite de dendê e da pimenta.

E não se preocupe. Todos os estabelecimentos servem frango e carne, se você não é muito fã de frutos do mar.

Onde ficar em Trancoso?

Trancoso é desses destinos em que você perde a cabeça tentando encontrar uma pousada para se hospedar. São tantas opções, cada uma mais linda do que a outra, que as chances de escolher uma pousada de forma rápida são bem nulas.

Todas as pousadas de Trancoso apresentam um padrão de qualidade bem alto, por isso, mesmo que você demore para escolher a sua, é impossível errar na escolha.

Contudo, as que ficam mais próximas ao quadrado geralmente são as melhores opções, para que você possa curtir as atrações sem precisar do carro.

Pousada

Próximo da região, caso você prefira outros tipos de acomodação, é possível encontrar hostels, considerados opções mais em conta, e os gigantescos resorts.

Quando ir?

Trancoso é um destino de praia, portanto, para que você possa aproveitar ao máximo a sua viagem, é importante que tenha Sol, certo?

A boa notícia é que o Sol aparece praticamente o ano inteiro em Trancoso. Por isso, pelo menos quanto ao clima, você não precisará se preocupar.

A melhor época para se conhecer o destino vai depender do que você procura nessas férias. Se você está atrás de agito, a época ideal para conhecer a região é durante o verão, principalmente entre o Ano Novo e o Carnaval.

Nas demais épocas do ano, Trancoso costuma ser bem tranquila.

Trancoso? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem.

Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer.

Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!