You are currently viewing Veneza: a Rainha do Adriático

Veneza: a Rainha do Adriático

Formada por um total de 117 pequenas ilhas, entre as bocas dos rios Pó e Piave, ergue-se uma das mais belas cidades do mundo, Veneza.

Tombada como Patrimônio Mundial, Veneza está localizada na região de Vêneto, Itália.

Muito conhecida pelo seu rico passado, marcado por Doges e mercadores, a cidade alcanço seu apogeu na primeira metade do século XV, durante a Renascença.

Entre um canal e outro, Veneza continua a encantar seus visitantes, arrancando-lhes novos suspiros entoados pela belíssima canção de seus gondoleiros.

O que fazer em Veneza?

Como boa cidade turística que é, Veneza possui algumas paradas obrigatórias que você não vai querer perder, entre elas, a Piazza e a Basílica San Marco, o Palazzo Ducale, a Ponte dei Sospiri.

Você não pode dizer que foi à Veneza sem passar pela Piazza San Marco, o coração da cidade.

Rodeada pelo imponente Palazzo Ducale, pela Basílica San Marco e por alguns dos museus mais importantes da cidade, a Piazza ainda abriga alguns deliciosos cafés.

Observar o movimento dos turistas pode ser bastante relaxante, quando se está sentado saboreando um delicioso expresso em um dos diversos cafés dispostos em locais estratégicos da cidade.

Uma dica é subir ao topo do campanário para ter uma vista mais ampla da Piazza.

Conheça também o Palazzo Ducale, que já foi o centro do poder de Veneza.

Construídos para impressionar embaixadores e chefes de estado durante sua visita à cidade, seus amplos salões cumpriam e cumprem até hoje o seu papel, principalmente o salão do Grande Conselho.

Era lá que se se reuniam os mais de mil conselheiros responsáveis por decidir o destino da República.

Uma das obras de arte mais impressionantes do mundo, o Paraíso, de Tintoretto, está presente no local.

O palazzo ainda apresenta outras salas magníficas que também podem ser visitadas, além da escada de ouro e uma visita às masmorras, às celas e da passagem pela Ponte dei Sospiri.

Canal de Veneza

Além de ser conhecida por seus canais, Veneza também é bastante famosa por suas pontes, entre elas a Ponte di Rialto. Erguia entre 1588 e 1591, a Pont di Rialto é uma das três que atravessam o Grande Canal.

A sua estrutura possui duas rampas inclinadas e uma grande variedade de lojinhas em ambos os lados.

De acordo com a história, o local teria sido um dos mais importantes pontos comerciais de Veneza na época da Renascença.

Uma dica é conhecer o Mercado de Rialto, logo depois da ponte. Lá, você encontra frutas, vegetais, queijos, peixes e frutos-do-mar bem fresquinhos.

Outra ponte que cruza o Grande Canal, conecta os distritos de San Marco e Dorsoduro e ainda oferece uma das mais belas vistas da cidade é a Ponte dell’Accademia.

Construída primeiramente em ferro durante o século XIX, teve a sua estrutura substituída por outra em madeira, em 1932-33.

Por estar quase sempre apinhada de turistas durante o dia, a Ponte dell’Accademia acaba oferecendo mais tranquilidade para quem preferir fazer um bom passeio noturno.

Falando em pontes, uma não tão grande quanto a Rialto, porém igualmente famosa (senão mais) é a Ponte dei Sospiri.

Basílica de San Marco, Veneza

Além da Basílica de San Marco, Veneza ainda conta com uma grade coleção de outros templos religiosos que você não pode deixar de conhecer enquanto estiver por lá.

Entre as capelas e basílicas de Veneza, encontra-se a Basílica di Santa Maria della Salute.

Consagrada, em 1687, como a igreja que guarda a entrada do Grand Canal, a Basílica di Santa Maria della Salute foi erguida como forma de agradecimento dos que sobreviveram a praga que assolou a região, entre 1630 3e 1631.

Com um formato octogonal e completamente adornada por anjos e demônios, a basílica é um verdadeiro monumento derivado do barroco veneziano.

Se você se interessa por arte, não deixe de visitar o Museu Correr, na Piazza San Marco.

Instalado em um belíssimo prédio do século XVI, este museu dispõe de um acervo de tirar o fôlego, todo referente à história de Veneza.

Próxima ao museu e também localizada em frente à Piazza San Marco, está a Biblioteca Nazionale Marciana, uma das maiores bibliotecas localizadas na Itália e que dispõe de uma das mais ricas coleções de manuscritos do mundo.

Onde se hospedar

Acredite se quiser, mas Veneza é maior do que parece. Por isso, se hospedar na cidade pode não ser tão fácil assim.

A capital da região de Veneto é dividida em seis sestieri, ou distritos, espalhados por várias ilhotas e canais, que formam uma cidade só. San Marco é o distrito mais famoso entre os seis.

Muito indicado para quem quer ficar bem no centro da cidade. Logo na vizinhança, você encontra o distrito de Castello.

O maior entre os seis, o bairro conta com uma deliciosa orla para caminhadas, além de estar próximo a tudo o que possa interessar.

Em contra partida, se você busca por paz e tranquilidade, opte por distritos como Cannaregio ou Dorsoduro.

O primeiro, por exemplo, é mais residencial, por isso, você encontra com facilidade diversos bares e restaurantes que os locais costumam frequentar.

Já no segundo, o que encanta os turistas são suas paisagens de cair o queixo.

Em Santa Croce, você fica próximo à importante estação de ônibus na Piazzale Roma. Esta é a única região de Veneza que oferece acesso por terra.

Por fim, lar de alguns pontos turísticos importantes da cidade, como por exemplo a ponte e o mercado Rialto, você encontra o distrito de San Polo.

Se você vai à Veneza a fim de experimentar os famosos cicchetti, os tradicionais petiscos de Veneza, San Polo é onde você deve ficar.

Onde comer?

Quem vai à Itália sem pensar na comida, não sabe muito bem para onde está indo. Por isso, atenção, quando for à Veneza, afinal, você não vai querer deixar de se deliciar em plena Itália, não é?

Enquanto estiver por Veneza, não deixe de experimentar os cicchetti, os tradicionais petiscos da cidade.

Vendidos nos bacari, ou bares, espalhados pela cidade, você encontra uma imensa variedade destas iguarias. Só tem um porém: geralmente, estes bacari não possuem mesas, então você terá que procurar um lugar na calçada para sentar.

O lado positivo é que, não importa onde você estiver, a vista será maravilhosa.

Se você é daqueles que gostam de peixes e frutos do mar, Veneza é a cidade certa para você degustá-los.

Graças à sua localização, estes ingredientes costumam ser encontrados muito frescos em qualquer restaurante que você escolher.

Entre os pratos mais famosos da cidade está o espaguete al nero di sepia, servido com tinta de lula.

E, claro, não deixe de experimentar as maravilhosas macarronadas ao sugo. O molho de tomate  italiano é considerado um dos melhores do mundo!

Quando ir?

Veneza é aquele tipo de cidade que você precisa caminhar para conhecer melhor, por isso, o tempo precisa estar favorável para isso.

Desta forma, é bom que o clima esteja favorável. Os melhores meses para se conhecer a cidade estão entre abril e outubro.

No verão, de junho a agosto, os dias são mais quentes. Em setembro a cidade fica um tanto mais vazia, porém, devido ao Film Venice Festival, os hotéis acabam ficando um pouco mais caros.

Durante o mês de outubro, mês de transição climática, é comum ocorrer um fenômeno localmente conhecido como acqua alta, que nada mais é do que um período no qual há uma maior concentração de alagamentos na cidade.

Já para aqueles que gostam de um friozinho e preferem passear em uma Veneza menos lotada, a melhor opção é o inverno, entre dezembro e fevereiro.

Neste período, as temperaturas são bem baixas, por isso, não esqueça o casaco!

Veneza? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes! Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base naquilo que você quer. Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!