Ao visitar a Croácia, não deixe de incluir em seu roteiro a incrível cidade de Zadar, na costa do Adriático!

Cheia de história, você poderá se maravilhar com suas construções e arquiteturas, além de toda a sua exuberante beleza natural!

Se estiver [email protected] em conhecer esse destino tão especial, aproveite as nossas dicas e comece a sonhar com a sua próxima aventura!

Fórum Romano e Catedral de São Donato

O que fazer em Zadar?

Existem muitas atrações para se apreciar em Zadar. A maioria fica no centro histórico, um dos principais lugares da cidade.

Por ter sido uma colônia romana e depois capital da Dalmácia bizantina, a cidade ainda apresenta algumas construções dessa época. Como também é possível ver a influência veneziana, que dominou a cidade durante vários anos.

Além disso, devido à sua importância econômica, foi alvo de vários ataques turcos e, mais recentemente, na década de 90, foi bombardeada pelas forças sérvias.

Toda essa história é revivida por meios de suas construções e arquiteturas, que são um atrativo à parte para quem visita a cidade, que hoje é bastante segura.

Muralhas

Sendo assim, você pode começar sua visita, admirando as fortes muralhas e portões que cercam a cidade velha. Construídas pelos venezianos, as muralhas foram declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

Além delas, destacam-se os quatro portões medievais com brasões da cidade e com o famoso leão veneziano.

Cidade Velha

Uma vez dentro das muralhas, aprecie:

  • Fórum Romano: o maior Fórum Romano no lado oriental do Adriático. O parque em torno do Fórum possui muitos vestígios datados do período romano, que são expostos ao público na forma de um museu a céu aberto.
  • Igreja de São Donato: essa igreja pré-românica foi construída sobre as ruínas do Fórum Romano no século IX. Nomeada em homenagem ao bispo que a construiu, é símbolo de Zadar.
Catedral de Santa Anástácia
  • Museu Arqueológico de Zadar: exposição permanente de coleções medievais e pré-históricas.
  • Catedral de Santa Anastácia: embora tenha obtido sua aparência atual no século XII, algumas partes da igreja, ainda visíveis, são originárias do século V.
  • Praça do Povo: possui belos edifícios, como a Guarda da Cidade, construída no estilo renascentista, que hoje serve como espaço de exposição. Lá você encontrará também a pequena igreja pré-românica de São Lourenço, a Prefeitura e o Palácio Ghirardini.
Órgão do mar e Monumento ao sol
  • Órgão do mar (Morske orgulje): é um sistema de tubos e apitos que produzem sons de acordo com o movimento das ondas. Para se sentar à beira-mar, curtindo o fim de tarde.
  • Monumento do Sol: círculo com 22 metros de diâmetro e 300 placas de vidro que armazenam energia solar durante o dia e, à noite, com o movimento das ondas, produzem um espetáculo de luzes.

Na cidade antiga também há várias opções de restaurantes, bares e cafés para você fazer uma agradável pausa nas visitações.

Arredores

É muito comum fazer alguns passeios pela região, saindo de Zadar. O principal passeio é até o espetacular Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Diariamente, em alta e média temporada, saem ônibus de Zadar com destino ao parque.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

As belíssimas águas esverdeadas dos lagos e toda a estrutura que o rodeia, fazem desse lugar único e imperdível.

Outro parque muito visitado é o Parque Nacional Paklenica, com suas lindas cavernas e recursos naturais, ele é procurado pelos amantes de atividades de ecoturismo, como escaladas e trekking.

Onde ficar em Zadar?

Geralmente, a estadia em Zadar é de poucos dias, já que é costume aproveitar a viagem e conhecer também algumas outras cidades do país. Se é esse o seu caso, o ideal é ficar próximo à cidade antiga, de maneira que você possa conhecer os pontos turísticos a pé.

Grandes Hotéis

Existem opções que ficam dentro das muralhas, como o Almayer Art & Heritage Hotel, fora dela, mas ainda próximos, como o Mediteran, e, para quem prefere opções mais luxuosas, o Falkensteiner Club Funimation Borik, a 4km das muralhas.

Qual a melhor época para conhecer?

A alta temporada na cidade acontece no verão (de julho a setembro), já que nessa época você poderá não só curtir as belas construções históricas, mas também o mar que banha a cidade.

Turistas no verão

Porém, se procura por épocas com menos pessoas, o final da primavera (maio e junho) e o início de outono (até final de outubro), podem ser os períodos ideais.

Já o inverno tende a ser mais rigoroso, com temperaturas médias em torno de 6° C. Além disso, durante o inverno, há maior incidência de chuvas, o que pode atrapalhar os passeios.

Zadar? #VaideMobai

Impossível não se encantar, não é mesmo? Venha conversar com a gente sobre esse destino de beleza e história fascinantes!

Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas.

Acompanharemos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!

A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!