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PASSAGENS AÉREAS

Compre suas passagens aéreas sem preocupação, compre com a Mobai Viagens.

passagens aéreas

A passagem aérea é um dos componentes de maior peso na composição de um pacote de viagens de lazer, e também uma das maiores despesas operacionais de organizações que precisam deslocar colaboradores em longas distancias com rapidez e eficiência. Abaixo apresentamos diversas informações para te ajudar a conhecer em maiores detalhes o processo de emissão de bilhetes aéreos, seus direitos e as vantagens de emitir com a Mobai Viagens.

Registro da passagem aérea no sistema

O bilhete aéreo, também conhecido como Airline Ticket ou E-ticket, é o comprovante do registro do passageiro em determinado voo, data e horário, e normalmente é enviado pela companhia aérea ou agência de viagens emissora por e-mail. É esse o documento eletrônico que contêm todas as informações do itinerário, mas também as demais condições da reserva, como classe do voo, número do assento, número de bagagens despachadas que o passageiro tem direito, o status do pagamento da reserva e a base tarifária, com as regras específicas e limitações da passagem aérea adquirida.

Em qualquer formato em que se apresente a passagem aérea, impresso ou virtual, o documento de identidade com foto é o mais importante para obtenção do cartão de embarque no check-in do aeroporto. Já em posse do cartão de embarque, o passageiro passará pelos procedimentos de segurança do aeroporto para acessar a área de embarque, também conhecida como área segura, e se dirigir ao portão de embarque e aguardar a chamada para embarcar na aeronave.

Variação no preço dos voos

Quem já acompanhou por um período o preço de passagem aérea para algum destino sabe que ele pode oscilar muito. Os valores fixados pelas próprias companhias aéreas podem variar em função de vários fatores, como câmbio do dia, lotação do voo, proximidade do embarque e até mesmo de acordo com o canal de comercialização. É comum que as passagens aéreas aumentem de forma expressiva na semana que antecede o voo.

Abaixo apresentamos algumas estratégias que a Mobai Viagens utiliza para gerar economia na compra da sua passagem aérea:

  • – Tarifas negociadas com as companhias aéreas
  • – Tarifa de operadora para pacotes (hotel + voo)
  • – Voos fretados / bloqueios
  • – Tarifa GDS (Amadeus, Sabre, Galileu), com tarifas diferenciadas
  • – Stop Over – conheça 2 destinos em uma única viagem
  • – Self Booking para empresas
  • – Solicitação de desconto junto à companhia aérea em função de concorrência.
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Regras de Aviação Civil no Brasil

As companhias aéreas que operam no Brasil precisam seguir as determinações da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil (https://www.anac.gov.br/) que regula o setor. As regras tiveram diversos ajustes nos últimos anos, entre elas, a obrigatoriedade de anúncios publicitários envolvendo a venda de passagens aéreas apresentar seu valor final, já com todas as taxas, tarifas e tributos incluídos.

Outra alteração recente que afetou a vida dos viajantes foi a queda da obrigatoriedade da bagagem despachada, de modo que atualmente todas as companhias passaram a cobrar pelo serviço em voos nacionais. O valor aproximado é de 60,00 para compra antecipada da 1ª bagagem despachada (por trecho, dados de jul.19). Outros serviços passíveis de cobrança são a marcação antecipada de assentos, assento conforto e até pelo serviço de bordo. Por isso, em caso de dúvidas, o passageiro deve contatar previamente a sua agência de viagens ou diretamente a companhia aérea.

Regras Gerais

As regras sobre os serviços de transporte aéreo prestado pelas empresas precisam ser claras e objetivas. Elas devem estar tanto em suas lojas físicas e digitais, quanto pelo telefone. No comprovante de compra da passagem deve conter as seguintes informações: o valor total da passagem, incluindo as taxas, a base tarifária, possível troca de aeroportos e conexões, se houver, horário e data de viagem, nome e sobrenome do passageiro, valores e regras do transporte de bagagens, o prazo de validade da passagem, horário e procedimentos para o embarque e, por fim, serviços adquiridos.

Em alguns casos, em certos trechos, pode haver a troca de aeroportos, no momento da conexão dos voos. Este deslocamento costuma ficar a cargo do próprio passageiro, porém, algumas empresas optam por oferecer o transporte como cortesia.

Os dados pessoais disponibilizados no momento da compra das passagens são os mesmos que constarão no bilhete do passageiro. Como a passagem é intransferível, seus dados devem bater com os presentes nos documentos do passageiro. O horário de embarque deve ser respeitado, pois quando o passageiro não se apresenta no aeroporto no horário previamente estipulado, a empresa aérea tem a opção de recusar o embarque tardio e declarar não comparecimento (no show).

Cancelamentos e reembolsos de passagens aéreas

Alterações e remarcações devem ser feitas com a agência de viagens que emitiu o bilhete ou diretamente com a companhia aérea em caso de compra direta. As mudanças serão feitas de acordo com a disponibilidade das empresas e frequentemente geram custos adicionais ao valor da passagem, conhecidas como diferença tarifária, que é a diferença do valor atual da passagem com o valor anteriormente pago.

Após passadas 24h da compra da passagem, as empresas podem aplicar uma multa, prevista em contrato, para cancelar ou reembolsar um bilhete. No caso de cancelamento, a multa costuma ser menor, e o crédito nominal ficará disponível para nova emissão durante a validade do bilhete aéreo original. Caso o passageiro opte pela devolução do dinheiro (reembolso), a multa costuma ser mais expressiva, e é responsabilidade da companhia aérea estornar o saldo na mesma modalidade de pagamento que o passageiro realizou a compra.

As multas relacionadas às remarcações, cancelamentos ou reembolsos não devem ser maiores do que o valor pago pela passagem aérea, mesmo que ela venha a ser promocional. As multas contratuais devem ser aplicadas somente sobre o valor dos serviços de transporte, nunca sobre tributos pagos ou tarifas aplicadas pelo aeroporto.

Importante enfatizar que toda passagem aérea possui validade, porém ela pode variar de companhia para companhia. Nos casos em que a data de validade não venha a ser especificada na própria passagem, o prazo de validade será de 1 ano, à partir da emissão. Qualquer reembolso ou alteração deverá ser feita antes da data de validade.

Desistência da Viagem

Segundo norma da ANAC, os consumidores têm um prazo de até 24h, após a emissão da passagem aérea, para entrar em contato com a agência de viagens emissora ou companhia aérea e realizar o cancelamento da passagem sem custos, desde que a compra tenha sido efetuada com pelo menos 7 dias de antecedência da data do voo.

Em passagens do tipo ida e volta, o consumidor tem a opção de desistir da passagem de ida e manter a passagem de volta, sem custos adicionais. Para isso, é necessário que a agência de viagens ou passageiro informe a companhia aérea até 3h antes do horário do voo de ida, para evitar No-Show (não comparecimento) no bilhete todo.

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